No ritmo acelerado em que se vive, é comum ver crianças e adolescentes terem uma queda nos níveis de concentração. É necessário buscar ferramentas que estimulem os alunos em ambiente escolar a ter mais atenção, paciência e habilidades necessárias para seu desenvolvimento pleno. O xadrez, esporte milenar, é utilizado na educação como instrumento inter, multi e pluridisciplinar, pois auxilia no desenvolvimento de algumas características do pensamento cognitivo, como abstração, memorização, raciocínio lógico, dedução, indução e seu vínculo com a informática e as novas tecnologias de informação permitem aumentar o espectro de sua utilização.
“Um dos jogos de tabuleiro mais populares do mundo, o xadrez pode ajudar a desenvolver melhor o aprendizado dos estudantes. Pensando nisso, o Departamento Municipal de Esportes em parceria com a Secretaria de Educação, inicia esse ano o projeto Xadrez nas Escolas, em Forquilhinha, cidade que é reconhecida pelo bom trabalho realizado na formação de atletas”, destaca o chefe de Departamento Municipal de Esportes, Roger Minotto.
Treinos
O projeto iniciou os treinos no mês de abril, nas escolas E.E.B Waldemar Casagrande e Francisco Hoepers. Também estão abertas as inscrições para treinos no Centro Cultural Nicolau Preis, no Parque ecológico para crianças e jovens que estão matriculados na rede municipal. Já no mês de maio, as atividades irão iniciar no SESC Santa Cruz.
E.E.B Waldemar Casagrande:
- Quartas-feiras – 8h às 9h45;
- Quintas-feiras – 13h15 às 15h;
E.E.B Francisco Hoepers:
- Sextas-feiras – 8h às 9h45 e das 13h15 às 15h.
Centro Cultural Nicolau Preis, no Parque Ecológico São Francisco de Assis:
- Quartas-feiras: 10h15 às 11h45 e 15h às 16h45;
- Quintas-feiras: 15h às 16h45.