O ano letivo já começou nas setes escolas de educação básica e centro educacionais infantis (ceis) da rede municipal de ensino em Forquilhinha. As regras de convívio para prevenção da Covid-19 foram estabelecidas conforme o Plano Municipal de Contingência (Placon) e os profissionais da área de educação receberam os devidos treinamentos.
Ao chegar na escola nesta quinta-feira, 18, os alunos foram acolhidos pela equipe com aferição de temperatura, álcool em gel e distanciamento social. “Estou muito feliz em poder voltar”, revelou a aluna do 4º ano, Maiara da Silva da Rosa, de 9 anos.
Samuel de Souza, de 8 anos, do 3º ano vespertino, também não escondeu a felicidade de reencontrar os colegas. “Quem bom poder voltar para a escola”, exclamou.
“Estamos garantindo uma retomada presencial segura, com equipamentos de proteção individual (EPIs) para os profissionais, álcool gel e distanciamento. Vamos trabalhar para desenvolver o plano da educação da melhor forma possível”, explicou o secretário de Educação, Félix Hobold.
O prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho e o vice-prefeito Valcir Antonio Matias, o Chile, visitaram uma das maiores escolas do município, a Egídio de Bona, no Bairro Santa Cruz. “Nossas instituições de ensino municipais estão preparadas para oferecer uma retomada segura para os alunos. Hoje, acompanhamos a volta às aulas e ouvimos as reivindicações do corpo docente e funcionários para a melhor qualidade do ensino neste momento”, completou.
Ao todo, 83% dos estudantes retornaram de forma presencial no ensino fundamental nesta quinta-feira, 18. Já nos centros educacionais foram 85% das crianças desde o dia 8 deste mês. Os alunos retornaram às salas de aula, de forma híbrida, com alternância dos grupos que frequentam as aulas.