Vamos conhecer os benefícios de algumas farinhas que não são refinadas, para enriquecer suas preparações, como bolos, biscoitos, pães, vitaminas, entre outros.
As farinhas integrais são as que contêm mais fibras, vitaminas e minerais, que ajudam a melhorar o funcionamento do organismo como um todo, quando comparada as farinhas refinadas, que só possuem calorias vazias, ou seja, não fornece nenhum nutriente ao nosso corpo, contribui para o desenvolvimento de várias doenças como diabetes, obesidade, triglicerídeos alto e ainda leva ao acúmulo de gordura.
As farinhas integrais auxiliam na melhora do sistema digestivo, da função intestinal, no controle de colesterol e da glicemia e na eliminação de toxinas, por exemplo.
Abaixo segue alguns exemplos de farinhas para consumirmos:
Farinha de coco: Ela possui baixo teor de carboidrato e a gordura é composta por triglicérides de cadeia média (TCM), que são utilizadas rapidamente pelo organismo e logo se tornam fonte de energia, não acumulando no tecido adiposo. Possui um sabor mais adocicado, podendo ser consumida na salada de frutas, por exemplo.
Farinha de amêndoas: Ela é rica em vitamina E, minerais, proteínas, fibras e antioxidantes, que evita danos às células do organismo. Possui baixo teor de carboidratos e deixa as preparações super macias. É uma ótima opção para empanar os alimentos, utilizar em farofas.
Farinha de arroz integral: Ela possui um sabor suave, é rica em aminoácidos especiais e fibras. Porém, dependendo de algumas receitas, as preparações podem ficar um pouco secas e quebradiças, mas para isso não acontecer você pode misturar com outras farinhas como fécula de batata, goma xantana, polvilho que irão ajudar a dar mais maciez e uma melhor liga.
Farinha de linhaça: Ela possui muitos benefícios dentre eles, fonte de ômega 3, sendo um potente anti-inflamatório, melhora o colesterol, controla sintomas de TPM e menopausa, porém possui um sabor mais acentuado, podendo ser misturada com outras farinhas.
Farinha de aveia: É das mais versáteis do mercado. Possui uma fibra solúvel chamada betaglucana, que retém água e forma um gel no estômago, aumentando a saciedade e a capturar o colesterol no sangue.
Farinha de quinoa: Ela é riquíssima em proteínas. É um grão super completo, e possui um aminoácido essencial, que é o triptofano, ele auxilia na diminuição da vontade de atacar comidas calóricas e doces, além de melhorar o humor. Fica excelente em massas de tortas salgadas.
Farinha de castanha de caju: ela também é rica em fibras e proteínas, fortalece o corpo e mantém, deixando os ossos mais fortes e ajudando também na hora de se exercitar. Ela também se destaca por ter baixo teor de carboidrato.
Farinha de banana verde: Essa farinha é rica em amido resistente, um nutriente que não é digerido no estômago e sim no intestino, estimulando o desenvolvimento da flora intestinal, melhorando o seu funcionamento, ajudando na digestão e prevenindo problemas como prisão de ventre, diabetes, entre outras complicações. Você pode utilizar junto com iogurtes, sucos, vitaminas, bolos, biscoitos, entre outros.
Agora é com você!!!
Na Cia da Saúde você encontra essas e outras farinhas com benefícios incríveis. Venha conhecer!