A penetração das seringas de coleta de sangue para exames clínicos causa desconforto e medo para muitas pessoas, sobretudo quem possui veias frágeis ou “escondidas”.
Um aparelho remete aos filmes de super-heróis ou ficção científica ao permitir a visão em infravermelho permite a visualização dos vasos sanguíneos com o objetivo de oferecer segurança e conforto a pacientes e profissionais de saúde.
Em alguns casos os responsáveis pela retirada da amostra de sangue têm dificuldades em enxergar os vasos sanguíneos e acabam obrigados a perfurar uma ou mais vezes até localizar as veias, explica o coordenador de coleta do Laboratório Búrigo, Leandro de Costa.
“É comum haver maior dificuldade de visualizar os vasos sanguíneos de idosos, crianças e obesos. O “mapa” sobre a pele que o aparelho mostra dá uma noção de profundidade, o que diminui muito a necessidade de uma nova tentativa de coleta”, acrescenta.
O aparelho denominado AccuVein pode ser encontrado em duas unidades de atendimento do Laboratório Búrigo localizadas em Criciúma: Dona Lina (próxima ao Hospital São João Batista) e no Edifício Vitale (Rua Antônio De Luca, 165, ao lado da URC).