FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Política

“A violência que ocorre nas escolas é reflexo da violência generalizada que tomou conta do país”

190917 Plenario KF 14

O deputado estadual Rodrigo Minotto, líder do PDT na Assembleia Legislativa, discursou nesta terça-feira, 19, sobre os índices de violência nas escolas. Segundos dados Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE – 2013), o Brasil aparece no topo do ranking de violência em escolas.

“A violência que ocorre nas escolas é reflexo da violência generalizada que tomou conta do país. Especialmente, este ano, traduzida nas ocorrências incêndio de ônibus, de apedrejamento de órgãos públicos, de assassinatos de policiais civis e militares, dos assaltos aos bolsos do contribuinte através da corrupção”, afirmou o deputado.

De acordo com ao OCDE, 12,5% dos professores ouvidos no Brasil disseram ser vítimas de agressões verbais ou de intimidação de alunos pelo menos uma vez por semana. Trata-se do índice mais alto entre os 34 países pesquisados – a média entre eles é de 3,4%. Depois do Brasil vem a Estônia, com 11%, e a Austrália, com 9,7%.

Credisol
Coopera
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Contape

Na Coreia do Sul, na Malásia e na Romênia, o índice é zero. Em Santa Catarina, o tema retornou a pauta pelo fato ocorridos na cidade de Indaial, quando a professora Marcia Friggi foi agredida por um aluno de 15 anos dentro de um colégio estadual.

“Neste contexto perdem-se valores e princípios e tudo que simboliza uma sociedade democrática e civilizada e carrega um medo que expõe a fragilidade do poder público e a vulnerabilidade das escolas é tal que reproduz a violência que ocorre no seio da sociedade, não sendo, pois, um fenômeno intramuros, ou isolado”, disse da tribuna.

Para o deputado, escola deveria ser um lugar de proteção e de fraternidade não de reprodução dessa violência. “Até porque os homens não nascem violentos e são, sim, produtos de suas relações sociais. É reflexo, também, da violência que se pratica, cotidianamente contra opção sexual, de gênero, etnia, credo ou homofobia com efeitos devastadores que aumentam ainda mais com a crise moral, financeira e econômica que abala o país”, destacou.
“Educadores, pais, alunos e a sociedade civil organizada de Santa Catarina esperam ações emergentes e enérgicas do governo referente ao assunto. É preciso investir maciçamente na formação continuada dos professores”, sugeriu.

Francine Ferreira – João Manoel Neto


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé 06

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo