Uma indicação pedindo mais segurança, assinada por todos os parlamentares, sugere ações da Secretaria Municipal de Educação.
O ataque monstruoso contra crianças no Centro de Educação Infantil em Blumenau, na última semana, trouxe novas preocupações e cobranças por ações voltadas à proteção dos alunos, professores e demais profissionais da educação. Em Forquilhinha, uma indicação apresentada por todos os vereadores nesta segunda-feira, dia 10, reforça o pedido por mais segurança nas unidades de ensino.
O documento encaminhado ao Poder Executivo, por meio da Secretaria de Educação, sugere medidas urgentes nas escolas e CEIs municipais. Tais como controle de acesso com identificação (interfone com câmera, catraca eletrônica ou servidor designado), câmeras de monitoramento, bem como reforço de segurança, da vigilância e de tratativas com a Polícia Militar visando a intensificação das rondas escolares.
“Tivemos uma conversa com o secretário de Educação, Félix Hobold, depois do episódio em Blumenau, e sabemos que a administração está tomando providências junto com outros órgãos. Também sugerimos a contratação de empresa privada para cuidar de todas as unidades de ensino por terem pessoas capacitadas para isso”, comenta o vereador Felipe Dordete (PP).
“Nessa indicação há medidas importantes, mas não quer dizer que vá resolver o problema. Se pudermos minimizar os riscos e oferecer mais segurança aos nossos estudantes e a comunidade escolar, fica melhor. Tomara que nos próximos dias tenhamos as sugestões colocadas em prática”, declara Marcos Rocha Macedo (PDT). “Vale o esforço e a união para os cuidados necessários na segurança das nossas crianças”, acrescenta Dinho Rampinelli (PL).
A vereadora Ivone Minatto (PSD) informou que o município criou uma rede de segurança escolar com policiais envolvidos, e lamentou a tragédia em Blumenau. “Quatro crianças perderam a vida por causa de um maluco que foi fazer o mal. Hoje há muito ódio no coração e não dá mais para reconhecer o ser humano. É lamentável o que aconteceu, dói no coração da gente”, desabafa.
“Infelizmente só agimos depois da desgraça. Nesta segunda-feira também houve um ataque em uma escola de Manaus, mas sem fatalidade”, comenta Célio Elias (PT) anunciando que o governo municipal vai adquirir 100 câmeras de alta definição para instalar nas escolas e creches. A vereadora Marilda Casagrande (PP) solicitou a criação do cargo de vigia com treinamento e também de psicólogo escolar. “Nossos alunos estão precisando desse acompanhamento para preservar o bem estar físico e mental”, sugere.
Por fim, o presidente da Câmara de Vereadores parabenizou o Executivo por buscar reforço na segurança escolar e disse que é preciso agir com urgência. “Quanto custa uma vida? O que seria de cada um se tivesse perdido o filho com um ataque desses? Teria perdido o sentido da vida. Se preciso for, que deixe de pavimentar uma rua, mas precisamos focar na segurança dos nossos alunos e profissionais da educação. Qualquer projeto nessa área terá o apoio do Legislativo”, conclui Valdeci Figueredo.
Mais da sessão
Projeto aprovado
PL nº 03/2023 – Denomina Rua Cinquentário e Rua Leonardo Steiner, os trechos da Rua Cinquentenário Leonardo Steiner que menciona e dá outras providências. (Autoria: Célio Elias – PT)