A Câmara de Vereadores de Forquilhinha solicitou a presença da Coordenadoria Regional da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina na 3ª Sessão Ordinária da próxima segunda-feira (17), para prestar esclarecimentos sobre a situação da Escola de Educação Básica Natálio Vassoler, localizada no bairro Vila Franca. O chamado, assinado pelos nove vereadores do município, visa discutir a necessidade urgente de reparos na rede elétrica, climatização e o uso de aparelhos de ar-condicionado na instituição de ensino.
O presidente da Câmara, Célio Alves Elias (PT), ressaltou a gravidade da situação e cobrou respostas do governo estadual. “A escola conta com 17 salas, todas equipadas com ar-condicionado, mas nenhum pode ser ligado porque o mau dimensionamento da rede elétrica faz a energia cair sempre que os aparelhos são acionados. Isso está prejudicando diretamente o aprendizado dos alunos e as condições de trabalho dos professores”, disse.
“Já faz um ano que a direção da escola encaminhou essa demanda à Secretaria de Educação, à Coordenadoria Regional e ao governo do Estado, mas até agora nada foi resolvido”, criticou o vereador.
O problema tem gerado grande insatisfação entre pais, alunos e professores, que denunciaram a situação à Câmara também por meio das redes sociais. Após as reclamações, os vereadores visitaram a escola e constataram as dificuldades enfrentadas diariamente pelos 1.200 estudantes da unidade. Além do calor intenso, que prejudica o rendimento escolar, a falta de energia adequada impede o funcionamento de equipamentos essenciais para a qualidade do ensino.
Os nove vereadores de Forquilhinha são:
- Célio Elias (PT);
- Laísa Figueredo (PSDB);
- Ivone Minatto (PSD);
- José Nardi (PSD);
- Felipe Dordete (PP);
- Anderson Coral Fagundes (PSDB);
- Hildo Gonçalves “Hildo dos Pampas” (PSD);
- Edio d’ Amorim (PSD);
- Grasi Cravo (União).
Redação – Natasha Monteiro
