Os 55 anos da Universidade e a premiação da reitora Luciane Bisognin Ceretta como referência nacional na ciência foram foco das homenagens da noite.
A Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Forquilhinha somou um capítulo especial na história da Unesc nesta segunda-feira (17/07/2023). A Casa Legislativa aprovou por unanimidade duas Moções de Aplauso relacionadas à Universidade. Uma das homenagens teve foco no aniversário de 55 anos da Instituição e a outra celebra o destaque da reitora Luciane Bisognin Ceretta no Prêmio Mulheres da Ciência Amélia Império Hamburger, recebido há poucos dias em Brasília.
Para a reitora, receber as honrarias em seu nome e em nome da Unesc é, mais uma vez, um grande prazer. “Estivemos aqui recebendo uma Moção quando celebramos os 50 anos da Universidade e agora novamente recebemos este reconhecimento. Que honra fazer parte deste momento e representar a Unesc e toda a sua história construída por muitas mãos”, destacou.
Conforme Luciane, diariamente 460 estudantes saem de Forquilhinha para adquirir conhecimento na Universidade e, com isso, contribuírem para o desenvolvimento do município. “São 460 acadêmicos que estão lá conosco para logo estarem aqui construindo uma cidade ainda melhor, assim como tantos que já passaram pelas nossas salas de aulas e laboratórios e muito já fizeram pelo desenvolvimento de toda a região”, acrescentou, agradecendo a cada um dos vereadores pelo ato e enaltecendo a presença dos representantes da comunidade acadêmica, em especial os próprios estudantes.
A Moção de Aplauso à Universidade pelos 55 anos de Fundação foi proposta pelo vereador Charles Ross Hunter, com apoio do colega Célio Alves Elias e da vereadora Ivone Minatto. Ambas propostas foram aprovadas por unanimidade na Casa.
Em nome dos colegas, Charles agradeceu a presença da reitora, da pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, natural de Forquilhinha, e de toda a equipe da Universidade que prestigiou a Sessão. “Nós entregamos essa homenagem a vocês para reconhecer, de forma pequena, todo o trabalho que a Unesc desenvolve no Sul do estado e toda a Santa Catarina”, destacou o vereador.
Já a homenagem direcionada à reitora foi proposta pela vereadora Marilda Casagrande, ao lado dos colegas Felipe Dordete de Abreu, Marcos Rocha Macedo, Valdeci Figueiredo e Idelci Francisco Rampinelli.
“Com certeza os municípios não seriam os mesmo sem a presença da Unesc na nossa região. Sou egressa da Unesc e posso dizer com orgulho que minha geração teve muita sorte de ter a Fucri. Estive lá na transformação de Fundação para Unesc e percebo o quanto o trabalho da reitora Luciane tem somado ainda mais a essa história com tantas inovações que têm proporcionado um crescimento organizado em nossa região”, pontuou a proponente Marilda.
A Sessão Ordinária foi presidida pelo vereador Valdeci Figueiredo.