“Matrícula Comunitária” visa atender estudantes que não possuem condições de se matricular em uma universidade.
Entrar na universidade com a matrícula e o primeiro semestre gratuitos pode ser uma realidade para os estudantes do Sul de Santa Catarina. O Centro Universitário UniSatc anunciou uma nova iniciativa destinada a ampliar o acesso ao ensino superior para a comunidade: o programa Matrícula Comunitária. Esta modalidade de ingresso é mais um benefício estudantil oferecido pela instituição e visa facilitar a matrícula de alunos, especialmente aqueles provenientes de escolas públicas.
De acordo com Jovani Castelan, pró-reitor de Ensino e Extensão da UniSatc, a Matrícula Comunitária foi pensada para atender, principalmente, estudantes de escolas públicas. “A gente elaborou essa forma de ingresso, principalmente pensando nos alunos de escola pública, que muitas vezes, não têm a condição de pagar nem mesmo a matrícula. Não é exclusivo para quem é de escola pública, todos podem se inscrever, mas o programa foi pensado dessa forma”, explicou Castelan.
O programa Matrícula Comunitária utiliza os mesmos critérios do Programa Universidade Gratuita (UG), antecipando-se à inscrição no site do governo. Para cumprir o critério de estar matriculado, o programa da UniSatc serve como uma etapa inicial. Os alunos que optarem pela Matrícula Comunitária se comprometem a fazer a inscrição no Universidade Gratuita assim que o processo for aberto, visando obter uma bolsa de estudos integral de 100%.
Aqueles que se inscreverem pelo site da Satc, através do sistema de matrícula online, terão o primeiro semestre garantido de forma gratuita. Isso, entretanto, está condicionado ao compromisso do aluno de se inscrever posteriormente no Programa Universidade Gratuita. Ao fazer isso, o estudante confirma que atende aos requisitos do UG, garantindo, assim, o benefício da gratuidade.
A Matrícula Comunitária da UniSatc é uma iniciativa que reforça o compromisso da instituição com a inclusão educacional e o apoio àqueles que enfrentam barreiras financeiras para acessar o ensino superior. As vagas através do Programa Matrícula Comunitária são limitadas por curso. Por isso, é essencial que o acadêmico interessado entre em contato e faça sua matrícula online.