Nove salas ficarão disponíveis à população, das 8 às 17 horas, na Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus da Influenza.
As equipes de saúde vão estar de plantão neste sábado, 4, para atender as pessoas que desejam ficar protegidas da gripe. A iniciativa faz parte do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus da Influenza que mobiliza a rede pública todo o país. Em Forquilhinha, nove unidades de saúde ficarão de portas abertas para vacinar à população das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia.
De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Giseli Scandolara Bosa, a meta é vacinar mais de 6,7 mil pessoas ao longo da campanha em Forquilhinha. “O plantão neste sábado visa atender as pessoas que não têm tempo para ir na unidade de saúde durante a semana. Os grupos que têm direito a imunização devem procurar sua unidade de saúde mais próxima com a carteira de vacinação e o cartão SUS”, disse.
As unidades Central, Cidade Alta, Ouro Negro, Santa Ana, Sanga do Café, Santa Cruz, Santa Líbera, Vila Franca e Vila Lourdes vão estar com as salas de vacinação disponíveis. A vacina contra a Influenza é feita gratuitamente na rede pública para os grupos prioritários, que incluem crianças de 6 meses a 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, professores, profissionais de saúde, bombeiros, militares, forças armadas, doentes crônicos, gestantes e puérperas.
Febre Amarela
Paralela a campanha contra a Influenza, as unidades de saúde de Forquilhinha vão estar aplicando vacinas contra a Febre Amarela para as pessoas com idade entre 9 meses e 59 anos. Esta vacinação é considerada pela Organização Mundial da Saúde a forma mais importante de prevenir a febre amarela.