FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

Unidades de Saúde oferecem testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites

Teste rápido

Município realiza aproximadamente 18 mil testes gratuitos de hepatite B e C por ano. Resultados ficam prontos na hora.

Para incentivar a prevenção e facilitar o acesso dos moradores à informação, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica de Criciúma, oferece testes rápidos e gratuitos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Os testes são realizados nas 48 Unidades Básicas de Saúde (UBS), na sede do Programa de Atenção Municipal às Doenças Sexualmente Transmissíveis DST/HIV/AIDS (Pamdha) e nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) III e AD testes rápidos.

De acordo com a coordenadora do Pamdha, Patrícia Rodrigues, interessados podem comparecer nas unidades mais próximas das suas residências com o documento de identidade e cartão do SUS. “Os testes podem ser realizados a partir dos 18 meses de idade, caso a mãe seja portadora da doença. Porém, as crianças precisam de uma autorização médica para a realização do exame, além de estar acompanhadas. Já a partir dos 14 anos não precisa de acompanhante”, orienta.

Credisol
Maderonchi
Contape
Net Lider
Coopera
Dengo Produtos de Limpeza

Patrícia afirma que aproximadamente 1,2 mil testes de HIV e sífilis são realizados por mês. “O resultado fica pronto na hora. Se for positivo para sífilis, mais exames laboratoriais são realizados. Em algumas situações, a pessoa já teve a doença, mas ainda é detectado no teste. Já o HIV, se um teste for positivo é feito outro teste para confirmar. Caso os dois forem positivos, é confirmado que a pessoa está com a doença”, explica.

A previsão é realizar atendimentos às pessoas com soropositivo nas UBS do município em julho. “Serão atendidos pacientes com o quadro estável. As pessoas terão um acompanhamento”, completa. Patrícia ressalta que o município tem aproximadamente 4.500 pessoas portadoras do vírus HIV.

Hepatite B e C

Os testes rápidos das hepatites B e C também podem ser feitos em todas as UBS e Caps III e AD de Criciúma. Conforme a coordenadora do Programa de Hepatites Virais, Fabiana De Brida, no mês de março o Ministério da Saúde liberou tratamento para hepatite C a toda população, com chance de 95% de cura. “A hepatite é uma doença silenciosa e sem sintomas, muitas vezes a população não sabe que tem a doença”, alerta.

Em julho inicia em Criciúma uma campanha sobre a hepatite, em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, comemorado no dia 28 de julho. Fabiana explica que o objetivo é realizar o teste rápido em toda a população. O Ministério da Saúde quer erradicar a hepatite C até 2030.

“Utilizamos um novo tratamento que não tem efeitos colaterais. Desde 2015 foram 172 pessoas que passaram pelo tratamento e apenas seis não conseguiram a cura. Anualmente, realizamos 18 mil testes rápidos de hepatite B e C”, destaca.

Francine Ferreira – Ana de Mattia


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé 02

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo