Evento, que homenageia Zilda Arns, ocorre em Forquilhinha nesta quarta e quinta-feira.
Com a parceria da Unesc, Forquilhinha recebe mais uma edição do “Seminário Nacional de Políticas Públicas para a Primeira Infância – Um Tributo a Zilda Arns”. O evento, que ocorre anualmente, teve início nesta quarta-feira (26/04), e segue até esta quinta-feira (27/04).
A maior Universidade Comunitária do Sul catarinense contribui com a disponibilização de colaboradores e acadêmicos que dão todo o suporte à iniciativa, além da transmissão ao vivo do evento, que ocorre pela Unesc TV.
“Como Comunitária, a Unesc não poderia deixar de participar deste seminário que discute políticas públicas para a primeira infância, momento crucial na formação de pessoas desde o início da vida. Assim, reiteramos nosso compromisso e seguimos apoiando iniciativas que promovam o bem-estar da comunidade e contribuam para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, salienta a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.
Representando a Unesc no evento, a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes, lembra que a Universidade contribui com a região há 55 anos.
“Possuímos uma história construída por luta e forte atuação na comunidade, sendo uma Instituição criada pela iniciativa popular com um conjunto de projetos voltados para a criança e para adolescente. Há 40 dias lançamos a Clínica de Direitos Humanos direcionada para atender as pessoas com alta vulnerabilidade social, especialmente os mais jovens. Atendemos a população na perspectiva do Direito, mas também na saúde coletiva e mental, além da inclusão das pessoas que passam por algum tipo de violência”, relata.
Sobrinha de Zilda Arns, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Forquilhinha, Lilian Arns, faz questão de salientar a importância da presença da Unesc. “O seminário é realizado desde 2013 por muitas mãos. O meu agradecimento especial para a Unesc pelo auxílio na última edição e por tudo que está fazendo neste ano com a disponibilidade de colaboradores, acadêmicos e estrutura”, salienta.
“Estes são dias importantes para o debate das principais ações desenvolvidas no mundo em prol da primeira infância. Agradecemos a Unesc e todos os parceiros que possibilitaram a realização de mais um seminário”, destaca o prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho.
Heroína da Pátria
O seminário, que levanta debates sobre a primeira infância da atualidade, homenageia Zilda Arns. Filha de Forquilhinha, a pediatra e sanitarista foi uma das fundadoras da Pastoral da Criança e morreu em 2010, durante um terremoto no Haiti.
A dedicação de Zilda Arns ao combate da mortalidade infantil foi reconhecida mais uma vez nessa semana: agora o seu nome faz parte do Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. “Zilda Arns dedicou a vida a cuidar dos mais vulneráveis em nossa sociedade. Sua trajetória de luta e comprometimento agora é reconhecida com a inclusão do nome no Livro dos Heróis da Pátria, um merecido tributo a essa grande mulher”, complementa.
O “Seminário Nacional de Políticas Públicas para a Primeira Infância – Um Tributo a Zilda Arns” atrai personalidades de renome que representam instituições como Unicef, Plan International Brasil, Rede Nacional Primeira Infância, Movimento Nacional Direitos Humanos, Fundação Abrinq, Rede Não Bata Eduque, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e Movimento Nacional Pró-Convivência familiar e Comunitária, entre outros.