Mais de mil congressistas de diversos países participarão do evento.
Vai começar o maior evento das áreas de Ciências Humanas da região sul de Santa Catarina: o Congresso Ibero-Americano da Unesc. Em sua terceira edição, o evento reunirá mais de mil congressistas de diversos países e de 23 Estados brasileiros, abordando a temática “Produção e Democratização do Conhecimento na Ibero-América”. Será entre essa terça-feira, 22 e sexta, 25 de maio, na Universidade, sendo que a palestra de abertura, nesta terça, às 19 horas, ocorre no Teatro Elias Angeloni. A noite será proferida pelo professor doutor José Garcia Molina, da Universidad de Castilha-La Mancha, Espanha.
Segundo o presidente da Comissão Organizadora do evento, Ismael Gonçalves Alves, a exemplo das edições anteriores, além de problematizar a temática geral do congresso, o encontro tem o objetivo de socializar experiências docentes, bem como de pesquisas que explicitem temas ligados à Educação. “O encontro possibilitará ainda a apropriação do que se tem produzido nos países ibero-americanos, por meio de momentos significativos de socialização, com vistas a encaminhamentos comuns”.
O encontro congrega diversos formatos para que possa agregar todos os profissionais ligados à Educação. Palestras, mesas redondas, minicursos, grupos temáticos, eventos culturais e lançamentos de livros compõem a programação geral, que conta com inscritos de inúmeros países, como Angola, Argentina, Chile, Colômbia, Cuba e Moçambique.
Alves comenta ainda que o êxito das edições anteriores contribuiu para o coroamento deste, na medida em que se conseguiu parcerias de referência, como a CAPES e o IFSC. “Mais uma vez, chegou-se ao patamar de mais de 1220 inscrições, o que só reitera a importância de nosso encontro”, ressalta.
Feira do Livro é uma das atrações do Congresso
Uma das atividades realizadas no congresso será a Feira do Livro itinerante da Universidade. Durante o evento, a Ediunesc (Editora e Livraria da Unesc), a Unilivros, e diversas livrarias universitárias levam ao local milhares de unidades, que têm como foco principal as Ciências Humanas e a Educação. Diversas áreas estão sendo representadas, da Filosofia à Engenharia, das Artes à Matemática.
Sobre o evento
O congresso pauta a temática “Produção e Democratização do Conhecimento na Ibero-América”, remetendo a discussões e ações político-sociais que visam debater a construção, acesso e circularidade dos conhecimentos nesse espaço. Além de problematizar o tema em pauta, o encontro promove a socialização de experiências docentes, tanto da sala de aula, quanto da pesquisa acadêmica, trabalhos cujos resultados estão relacionados à Educação Básica, usos e produção de materiais didáticos, os Parâmetros Curriculares Nacionais, Propostas Curriculares Estaduais e até mesmo municipais.