Encontro com a comissão do DIDH apresentou um pacto com medidas para a Universidade.
A Unesc continua caminhando em busca da luta pelo respeito e pela igualdade. A comissão do DIDH (Programa Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos), apresentou no início desta semana a primeira proposta do “Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos”.
O principal objetivo do Pacto é promover medidas que motivem o respeito e a diversidade. “No pacote incluem medidas como o Núcleo de Prevenção à Violência, a Clínica dos Direitos Humanos, questões imigratórias, ouvidorias e espaços de ajuda aos acadêmicos”, explica a coordenadora da Comissão do DIDH, Lisiane Tuon Generoso Bittencourt.
Para a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, o projeto alimenta a alma da Universidade. “O Pacto será transformador para uma Universidade Comunitária, que promove o respeito, a diversidade, a inclusão e os Direitos Humanos. O grupo composto por diversos seguimentos apresentaram um relatório produtivo, e que certamente reconduzirá as ações da nossa Unesc”, afirmou.
De acordo com o vice-reitor, Daniel Preve, o projeto só está no início. “O trabalho continua. Estamos fazendo história e rompendo paradigmas da sociedade. Devemos continuar esta importante luta”, comenta.
Uma consulta pública para a comunidade acadêmica será realizada para ouvir o público interno sobre as temáticas do Pacto.