A Asis visa melhorar o atendimento à população do município.
A contribuição da Unesc com o desenvolvimento da região é constante. A proximidade dos municípios com a Universidade, nas mais diversas parcerias, é a prova. Mais uma contribuição pela pesquisa foi coroada nesta segunda-feira (29/11). As equipes da rede de saúde primária de Forquilhinha estão recebendo orientações para qualificar ainda mais os atendimentos.
Os acadêmicos do Programa de Residência Multiprofissional e do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva (PPGCol), sob a coordenação das professoras Lisiane Tuon, Graziela Amboni e Vanessa Iribarrem Miranda, apuraram nos meses de agosto e setembro um diagnóstico da rede de saúde primária analisando três segmentos: área profissional, estrutural e a coordenação dos profissionais de atenção primária. Do levantamento foi elaborada a Análise de Situação de Saúde (Asis).
A Asis é uma nota técnica que visa orientar o poder público a realizar mudanças dentro da estrutura da rede de saúde primária, buscando aperfeiçoar o atendimento à população. “Já realizamos a apresentação da Asis e agora fizemos a entrega oficial”, contou Lisiane. Ela mencionou o empenho do prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, e do secretário de Saúde de Forquilhinha, Diego Melo, no sentido de buscar inovações para a gestão, com o amparo da Unesc. “Sempre muito atentos, eles pediram um raio-x da saúde primária na cidade”, completou.
A entrega do documento foi feita pela reitora Luciane Bisognin Ceretta à secretária-adjunta de Saúde, Carmen Somara. Acompanharam o ato, também, o coordenador da Atenção Primária da Saúde, Bruno Ronchi, e a integrante da equipe técnica da coordenação da Atenção Primária, Sandra Dominguini Darolt.
A reitora lembrou que a Universidade apresenta um ecossistema altamente qualificado em todas as áreas do conhecimento, com destaque para a ciência e a prestação de serviços ofertada pela área da saúde. “A entrega dos resultados de mais uma parceria com o município de Forquilhinha permitirá, ao mesmo tempo, ampliar a tomada de decisões de acordo com as prioridades apresentadas pela população, por meio do método que denominamos Asis. Estamos orgulhosos desta parceria e certos do quanto contribuímos com o município. Agradecemos ao prefeito Neguinho e ao seu vice, Valcir Matias, pela oportunidade do trabalho em conjunto”, avaliou.
Para Sandra Darolt, que auxiliou a equipe da Unesc no levantamento dos dados, a nota técnica analisa a atual situação de saúde do município. “A Asis servirá para a gente ter uma melhor visão do município, como anda a nossa situação de saúde dentro dessa pesquisa. Com o diagnóstico, conseguiremos ver as potencialidades do município, bem como as fragilidades, onde temos que mudar e melhorar a saúde primária. Já estamos alterando alguns procedimentos e vamos fazer um trabalho, dentro do que foi nos apresentado, nas unidades de saúde e em todo o contexto da atenção primária. Também já está programado, para dentro de um ano, fazermos um balanço das mudanças realizadas e ver as melhorias alcançadas”, relatou.
Rede de saúde primária
A saúde primária é a porta de entrada do paciente na atenção básica e é através do Programa da Saúde da Família (PSF) que o paciente é encaminhado para as especialidades. Fazem parte da equipe básica de atenção primária no PSF um médico clínico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e agentes comunitárias, além dos profissionais da saúde bucal.
Atualmente, Forquilhinha conta com nove unidades de saúde, e mais uma será inaugurada em dezembro para atender seus quase 30 mil habitantes.