Egressos, representantes de comunidades, entidades de classe e todos os interessados podem deixar sua opinião para a Universidade.
Egressos, lideranças de comunidades, representantes de entidades de classe e a comunidade em geral são convidados a participar do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) 2019-2023 da Unesc. O Plano está sendo montado a partir de discussões, levantamentos e sugestões realizadas dentro e fora da Universidade. Após dois encontros para preparação, neste fim de ano a Instituição convida a todos os interessados em colaborarem com o processo que deixem sua contribuição de forma prática e rápida por meio do site da Unesc.
Quem comanda o trabalho é o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris. Conforme ele, toda a participação será muito bem-vinda e ajudará a Unesc a atender as demandas emergentes na comunidade. “Contamos com essa colaboração e entendemos que toda opinião é importante, pois, afinal de contas, a comunidade toda é direta ou indiretamente afetada pela Universidade”, destacou.
A ideia, de acordo com Fabris, é que sejam recebidas sugestões e críticas de egressos e até pedidos de demandas das comunidades. “De repente algum bairro que identifique a possibilidade de a Unesc realizar um projeto específico com crianças ou idosos, ou até uma necessidade percebida por um ex aluno e que possamos acatar sua sugestão para melhorar o serviço oferecido. As possibilidades de sugestões são diversas”, explica.
Os temas delimitados para estudo e planejamento são: internacionalização e mobilidade acadêmica na graduação e pós-graduação lato e stricto sensu; acessibilidade e inclusão na graduação e pós-graduação lato e stricto sensu; atenção ao estudante; inserção social pela graduação e pós-graduação lato e stricto sensu; indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão e currículo disruptivo (infraestrutura física, tecnológica, etc); perfil e ações para os egressos graduação e pós-graduação lato e stricto sensu; inovação: pesquisa, ensino, desenvolvimento e prestação de serviços; fontes/possibilidades de captação de recursos: cultura, esporte, museu, pesquisa, prestação de serviços, etc; práticas de desenvolvimento humano: gestores, docentes e técnicos; estrutura acadêmica e administrativa e comunicação interna e externa; e planejamento e avaliação institucional.
Ainda de acordo com Thiago, aquele que quiser deixar sua opinião, mas não tiver certeza sobre em qual dos itens sua sugestão se enquadraria pode escrever a demanda em qualquer um dos itens e posteriormente o material será encaminhado da melhor forma.
A página para participação no PDI pode ser acessada aqui.