Universidade completa meio século de história em 22 de junho.
Na semana em que completa 50 anos, a Unesc vai realizar uma programação especial para comemorar a data, a ser celebrada na sexta-feira, 22. Mas as festividades já iniciam segunda-feira, 18, com ações voltadas para professores, acadêmicos, funcionários e a comunidade da região. O calendário terá diversos eventos como o lançamento da Escola de Gestores, Sarau Cultural e solenidades de homenagem de entidades à Universidade.
A reitora Luciane Ceretta comenta que os 50 anos serão motivo para muitas celebrações. “Trara- se de um momento significativo para uma universidade, que há 50 anos contribui com o desenvolvimento social, econômico, ambiental e cultural da região e do estado de Santa Catarina. O ensino de excelência, associado a pesquisa e a extensão, tem transformado no decorrer dos anos, os cenários na comunidade. A Unesc se prepara para um futuro grandioso, coerente com o tamanho desta Universidade comunitária”, destaca a reitora.
- Já na segunda-feira, 18, acontece o lançamento da Escola de Gestores da Unesc, às 15h30, no Auditório Edson Rodrigues;
- Na terça, 19, haverá a abertura da exposição sobre a história da Unesc.;
- Na quarta-feira, 20, a Universidade recebe a Câmara de Vereadores de Criciúma, que realiza sessão solene em homenagem, às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse.
- Durante toda a quinta-feira, 21, o campus vai sediar o Sarau Cultural, promovido pelo CDE, para acadêmicos da Universidade e estudantes de escolas da região no campus, das 13 às 22 horas.
- A programação da semana de aniversário encerra em grande estilo com uma sessão solene do Consu (Conselho Universitário), em celebração aos 50 anos e corte de bolo na sexta-feira, 22, às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse.
Universidade Comunitária
A Unesc é a Universidade Comunitária da região. Possui cursos considerados de excelência pelo MEC (Ministério da Educação) com notas 4 e 5 – de um máximo de 5 – nas diversas áreas do conhecimento. Com 13.000 alunos e 1.500 professores e funcionários, a Instituição recebe diariamente mais de 1.000 pessoas que que transitam entre as Clínicas Integradas, Unidade Judiciária de Cooperação e outros serviços dedicados à comunidade.
A Universidade realiza projetos de extensão em diversos municípios do Sul do Estado e tem a qualidade de sua pesquisa reconhecida internacionalmente. Oferece ainda 48 cursos de especialização, sete mestrados, dois doutorados implantados e três em processo de implantação, além de um mestrado em rede que está em construção juntamente com as universidades do Sistema Acafe.