Reitora, Luciane Ceretta, apresentou o documento durante a reunião de diretoria da entidade.
A Unesc se apresentou formalmente à Acic (Associação Empresarial de Criciúma), na noite de segunda-feira, 3, para conduzir a elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional. O manifesto foi entregue pela reitora, Luciane Ceretta, ao presidente, Moacir Dagostin, durante a reunião de diretoria da entidade.
Em julho deste ano, a Unesc realizou o Fórum Criciúma do Amanhã e uma das principais pautas levantadas e considerada como prioridade foi a elaboração de um Plano de Desenvolvimento que envolvesse as três principais regiões do Sul de do Estado.
“A Unesc possui essa estrutura, conhecimento e expertise tão necessária para dar andamento do plano de desenvolvimento e para a elaboração técnica dele, como tem feito em outros projetos de grande impacto social e técnico em nossa região”, explica a reitora.
Um grupo de estudos, formado pelo PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico) da Unesc, e outros setores da Universidade, já trabalha com uma metodologia adaptada à região. “Nossas equipes estão preparadas para apresentar de forma qualificada um planejamento estratégico de longo prazo, com o embasamento que tal documento precisa, incluindo as pesquisas, metodologias de análise, até a proposta de trabalho para a criação de um documento que identifique e consolide a atual vocação econômica regional, definir estratégias para busca de investimentos para geração de emprego, renda e qualidade de vida”, enfatiza.
Realização do Plano
O plano será dividido em quatro etapas: Diagnóstico da Região, o qual terá o propósito de identificar a região em que se está inserida e suas demandas. Benchmarketing e tendências de Sucesso, que tem o objetivo de promover o aprendizado e a inspiração com experiências de sucesso em outras cidades. Visão de Futuro, que busca identificar quais as metas que se quer atingir com o plano e por último, a Implementação, que se deve identificar os caminhos para alcançar os objetivos propostos no Plano.
Os eixos norteadores do Plano se pautam nos indicadores Econômicos, Sociais, de Infraestrutura e de Meio Ambiente, e da Esfera Governamental. “Nossa intenção é que se some forças para o desenvolvimento do Plano e estamos abertos para parceria”, explica a reitora.
Na última sexta-feira, 31 de agosto, o governador de Santa Catarina, Eduardo Moreira, esteve em Criciúma, e atendendo ao pedido da Acic, anunciou a liberação de recursos para a contratação do Plano. Tendo em vista o presente documento, a Unesc declara a intenção e interesse no Desenvolvimento do Plano.