Prazo para quem deseja participar do curso gratuito promovido pelo Comitê Araranguá termina nesta sexta-feira, 02 de junho.
Membros do órgão e demais interessados em participar da capacitação sobre “Mediação e Arbitragem de Conflitos em Gestão de Recursos Hídricos dentro de uma Bacia Hidrográfica”, promovido pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá e Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba, têm até esta sexta-feira, 02 de junho, para realizar as inscrições por meio deste link. Totalmente gratuita, a capacitação acontecerá no dia 07 de junho, a partir das 08h30min, no Centro de Treinamento da Epagri em Araranguá (CETRAR/EPAGRI).
O objetivo do evento é aprimorar a formação dos participantes para serem assertivos na tomada de decisões relacionadas ao tema base do curso. Por isso, a capacitação será ministrada pelo presidente do Comitê Gravatahy-RS, o geólogo Sérgio Luiz Cardoso, que possui um vasto conhecimento na área de pesquisa.
Com o intuito de aprofundar o estudo, a capacitação será dividida em dois módulos, que totalizam 6 horas. No primeiro dia, conceitos básicos da mediação e arbitragem de conflitos no sistema de recursos hídricos a nível estadual e federal serão abordados, assim como instrumentos de gestão dos territórios e um estudo de caso da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí-RS, com exercícios práticos. O segundo momento, com data a ser definida pelos participantes e em modelo remoto, será destinado à análise no aprofundamento das ações do Plano da Bacia do Rio Araranguá.
Segundo a presidente do Comitê Araranguá, Eliandra Gomes Marques, o curso auxiliará no processo de formação, na tomada de decisões e na busca de soluções de conflitos. “É um tema relevante para a Bacia do Araranguá, pois, em nosso território, sempre surgem demandas que necessitam de uma solução assertiva. Assim, com a capacitação, estaremos mais preparados para buscar, de forma colaborativa, a resolução dos conflitos pelo uso ou escassez da água”, destaca.