Um grupo de 41 dirigentes de sindicatos do sul do estado, filiados à União Geral de Trabalhadores (UGT) participam de curso de formação oferecido pela central sindical. A qualificação, que tem três módulos, começou nesta terça-feira (7) e prossegue nesta quarta-feira (8). Os outros dois módulos ocorrem no decorrer do segundo semestre, informa o secretário regional sul da UGT/SC, Carlos de Cordes, o Dé.
“A construção histórica do sindicato e o papel de dirigente sindical” é o tema do primeiro módulo da formação, tendo como facilitador o professor Sabino Bussanelo, assessor de formação da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fetiesc), e que está sendo realizado no auditório Milton Mendes de Oliveira, do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Plásticas, Químicas e Farmacêuticas de Criciúma e Região,
A formação da classe trabalhadora no Brasil, a organização do movimento sindical a partir dos governos de Getúlio Vargas, o sindicalismo na ditadura militar, o movimento sindical no neoliberalismo nos anos 1990 e a evolução da representação trabalhista no novo século, integram o programa a ser debatidos nesta primeira etapa do curso. O advogado especialista em direito previdenciário Matusalém dos Santos encerra o primeiro módulo, debatendo os novos aspectos da lei previdenciário no Brasil, a partir das 13h30 nesta quarta-feira (8).