Detentos bateram grades no fim da tarde de ontem, o que resultou em aglomero de pessoas do lado de fora da unidade.
Um tumulto foi registrado no fim da tarde desta terça-feira, 5, no Presídio Regional de Criciúma, localizado no Bairro Santa Augusta. Conforme moradores próximos à unidade, altos barulhos de detentos batendo em grades e alguns estouros fortes foram ouvidos, por aproximadamente dez minutos.
Conforme o gerente do presídio, Rodrigo Ferreira, a situação foi ocasionada porque duas mulheres foram flagradas com drogas e, depois disso, os agentes penitenciários realizaram um pente fino da unidade, encontrando mais entorpecentes escondidos. “Os presos das galerias D e E não gostaram e iniciaram o tumulto, mas não caracterizamos como princípio de rebelião porque não teve intensidade para tanto, uma vez que a situação logo foi controlada”, argumentou.
Desde então, a equipe de atuação no presídio foi reforçada pelo Departamento de Administração Prisional (Deap). “Agora o trabalho é para descobrir e identificar os detentos que iniciaram o tumulto. Depois vamos acionar o Poder Judiciário e tomar as devidas providências necessárias”, completou Ferreira.
PM acionada para evitar mais tumulto
Com objetivo de manter a situação tranquila no perímetro externo da unidade, depois que o tumulto foi controlado internamente, guarnições do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) e das Rondas Ostensivas com Motocicletas (Rocam) da Polícia Militar foram acionadas e permaneceram efetuando rondas nos arredores.
“Sempre ficamos alerta em relação a esses fatos. Rapidamente as guarnições se deslocaram para o local, porque haviam também pessoas aglomeradas na parte externa, alguns familiares e conhecidos de presidiários. Com a chegada dos policiais essas pessoas foram dispersadas, para evitar um tumulto maior”, finalizou o comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar de Criciúma, capitão Rafael Mateus.