Investir em um imóvel na planta exige tranquilidade para fazer um bom negócio. Confira essas dicas e boa sorte!
Chega uma hora na vida da gente que tudo que precisamos é de um canto para chamar de nosso. Existem vários motivos para que isso aconteça – não querer mais pagar aluguel, aumentar a família e precisar de mais espaço ou até investir em algo com rentabilidade a longo prazo são alguns dos motivos que levam as pessoas à ideia de procurar um bom negócio dentre os muitos aps a venda em São Paulo por exemplo, uma cidade com bastante liquidez. Sabendo disso, trouxemos dicas fundamentais para que você invista nessa transição com o conhecimento necessário
- Pergunte tudo que puder.
Comprar um imóvel é tão importante quanto saber absolutamente tudo sobre ele. Pergunte aos representantes da construtora sobre a estrutura do condomínio no qual você irá investir: área comum, parte elétrica, estacionamento e também sobre o histórico da empresa nesse tipo de empreendimento. Pesquise por outras famílias que moram em imóveis entregues pela construtora, sobretudo problemas que podem ter ocorrido durante a obra e após a entrega. Como eles foram resolvidos? Anote todas as suas perguntas e só termine essa etapa quando estiver completamente satisfeito com as respostas.
- Invista segundo o seu orçamento.
Tomar a grande decisão de de adquirir um apartamento não pode ser um pesadelo na sua vida e nem na de sua família. Reúna-se com a sua esposa ou marido e converse a respeito desse investimento com muita calma. Sejam sinceros e realistas com as contas de casa, pensem em detalhes como o valor de entrada e as parcelas do imóvel. Muitas famílias precisam arcar com o aluguel e condomínio de onde vivem enquanto pagam as parcelas do apartamento novo também.
- Pesquise a melhor opção para você.
Você com certeza deve fazer uma boa pesquisa antes de comprar qualquer coisa. Eletrodomésticos, carros, pacotes de viagens, roupas… tudo! Comprar um imóvel não é diferente e pede uma análise bastante aprofundada sobre as suas necessidades. Escolha cuidadosamente o bairro. O acesso precisa ser fácil? As ruas são tranquilas? É perto de tudo? Pense também no que o condomínio deve oferecer. Lazer para as crianças? Piscina? Serviços básicos? E por último, pense na estrutura do próprio imóvel. Lembre-se que ele precisa dar qualidade de vida para você e para toda a sua família.
- Fique atento aos seus direitos.
Depois de finalmente escolher o imóvel dos sonhos, é bom fazer uma lenta e detalhada leitura do contrato feito pela construtora. Lá estão datas importantes como o prazo de entrega e também informações referentes ao atraso na entrega das chaves, por exemplo. O documento traz também tudo que você precisa saber sobre multas caso haja desistência da sua parte ou da construtora, além dos prazos para refação de detalhes da obra e garantia contra defeitos de segurança. Saber quais são os seus direitos é vital na hora de assinar o contrato com a consciência tranquila.
Esteja preparado para esse grande passo. Leia bastante sobre o assunto, pesquise as melhores opções e tire todas as suas dúvidas antes de fazer o seu investimento. Pense que ele mudará para sempre a sua vida e a de quem está perto de você.