Voluntários poderão auxiliar bombeiros militares em ocorrências pela região.
Neste sábado, 25, se formarão no Corpo de Bombeiros de Forquilhinha 30 novos bombeiros comunitários, que passaram pela etapa avançada do curso de formação desde setembro de 2016, e pelo estágio operacional, iniciado em dezembro. A cerimônia acontece às 18h, na Rua Coberta, Centro da cidade.
Depois dessa oficialização, os 30 voluntários poderão auxiliar as guarnições de bombeiros militares nas ocorrências pela região. “Durante o curso, os alunos adquiriram conhecimentos de combate a incêndios, primeiros socorros, vistorias, operação em rádios, como atender e registrar ocorrências, enfim, conhecimentos gerais da região”, explica o comandante do Corpo de Bombeiros de Forquilhinha, sargento João Roberto Meller.
É uma forma, ainda que paliativa, de melhorar a situação precária do efetivo que trabalha atualmente no município. “Isso porque, conforme determinado ao se formarem, cada bombeiro comunitário precisa cumprir 24h de atuação voluntária por mês. Essas pessoas estão instruídas e ajudam muito no dia a dia da corporação, então só temos a agradecer o comprometimento de cada um com nossa causa”, completa o comandante.
Depois da formatura deste fim de semana, em torno de 62 bombeiros comunitários aptos para auxiliar o Corpo de Bombeiros de Forquilhinha.