A Justiça Eleitoral catarinense está lançando, nesta quinta-feira, 15, a campanha “O voto é meu – Meu futuro, minha escolha”, com o objetivo de incentivar o alistamento eleitoral e o exercício do voto pelos jovens de 16 e 17 anos em Santa Catarina.
Atualmente, exi00stem 43 mil eleitores entre 16 e 17 anos em Santa Catarina, idade em que o voto é facultativo. Para que eles percebam a importância de votar e como isso afeta suas vidas, o TRE-SC conta com uma campanha que terá vídeos curtos testemunhais de estudantes e peças para as redes sociais incentivando a participação política dos jovens por meio do voto.
A campanha teve como base a pesquisa qualitativa e quantitativa feita pelo TSE em 2017 com jovens de 16 a 20 anos que mostrou, entre outros, que a maioria dos jovens não participou ativamente no último processo eleitoral, nem discutiu com familiares e amigos os rumos eleitorais do passado.
Essa é a primeira ação da gestão do desembargador Ricardo Roesler na Presidência do TRE-SC, que ressalta que “nós estamos verificando que o jovem eleitor se manifesta muito através das redes sociais pedindo por mudanças, criticando, opinando, mas ainda não fez o seu título de eleitor. Então nós estamos tentando, com essa campanha, motivá-lo e incentivá-lo a se alistar, a votar e efetivamente contribuir na urna para a mudança a que tanto aspiram”.
O jovem que fizer 16 anos até o dia do primeiro turno das eleições – 7 de outubro – tem até o dia 9 de maio para fazer o alistamento eleitoral. A campanha se estenderá até o dia 15 de abril.