Os 26 anos de fundação do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação de Criciúma e Região (Sintiacr) foram comemorados nesta segunda-feira (31), em Florianópolis, durante sessão solene na Assembleia Legislativa. A proposição foi de autoria do deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT). O presidente do Sindicato, Célio Elias, recebeu uma placa em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pela entidade.
O Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, também foi homenageado pela participação efetiva, principalmente, na assinatura da Norma Regulamentadora 36 (NR36) que define novas regras para a melhoria das condições de trabalho nas empresas do setor de alimentação, diminuindo doenças ocupacionais especialmente nos frigoríficos. “A NR 36 é um grande avanço para os trabalhadores e estava parada, mas graças ao esforço do Ministro Manoel Dias, e do seu então chefe de gabinete, Rodrigo Minotto, ela foi desengavetada e hoje serve de exemplo para outros países”, destaca o presidente do Sindicato, Célio Elias.
O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação abrange cerca de sete mil trabalhadores e quatro mil associados distribuídos em 27 municípios, de Passo de Torres a Jaguaruna. “Essa é uma justa e merecida homenagem do Parlamento catarinense ao sindicato que tem se destacado sistematicamente pela luta em defesa dos trabalhadores. A luta continua”, pontuou o deputado Rodrigo Minotto, que entregou uma cópia do documentário confeccionado pela Assembleia Legislativa contando a história do Sindicato desde a sua fundação, em 1989.