FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

TJSC lança campanha estadual “Confinamento sem Violência me representa”

violencia mulher

A violência doméstica contra a mulher aumentou durante a quarentena, embora o número de notificações e os pedidos de medida protetiva tenham diminuído. Isto se deve, em parte, à dificuldade das vítimas em fazer a denúncia.

Sem transporte público, p​or exemplo, muitas não conseguem ir a uma delegacia, ainda que haja a possibilidade, aqui em Santa Catarina, de fazer essas denúncias por telefone, por e-mail, pelo WhatsApp e outros aplicativos.

É possível registrar um boletim de ocorrência eletrônico, sem sair de casa. Mas muitas mulheres desconhecem estes caminhos e foi pensando nelas – nas que ainda sofrem em silêncio – que a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, idealizou a campanha “Confinamento sem Violência me representa”

Coopera
Credisol
Contape
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi

A ideia é simples: levar informação para os lugares onde há circulação de pessoas, entre eles supermercados, farmácias e postos de gasolina, serviços considerados essenciais e que continuam a funcionar durante a pandemia. Nestes lugares são afixados cartazes em tamanho A4, com orientações e contatos para as denúncias. O estabelecimento recebe o cartaz por e-mail, imprime e o coloca nos espaços mais visíveis. Ou seja, em momento de crise e de contenção de despesas, a campanha não tem nenhum custo para o Poder Judiciário.

Até o momento, a Associação Catarinense de Supermercados (ACATs) e as Redes de Supermercados Angeloni e Giassi manifestaram seu apoio e adesão à Campanha, com a impressão e afixação dos cartazes. Qualquer outro estabelecimento, público ou privado, que tenha interesse poderá participar da campanha. Quanto maior o engajamento, maior chance dessas informações chegarem ao conhecimento das vítimas e de seus familiares, amigos, vizinhos ou colegas.

“Na maioria dos casos o grande desafio dessas mulheres – independentemente do isolamento social – é superar o medo. E um dos caminhos dessa superação é, sem dúvida, a informação de qualidade. Essa é a razão da nossa campanha e, além disso, queremos prevenir a violência”, afirma a desembargadora Salete Sommariva, que comanda a Cevid. Veja neste link​ os detalhes da campanha.

Como participar

Qualquer interessado pode imprimir os cartazes (em folha de papel tamanho A4) e afixar em locais com ampla circulação de pessoas no estabelecimento.

Encaminhar e-mail para cevid@tjsc.jus.br, para informar que está apoiando a campanha, com registros fotográfico para divulgação e incentivar novas adesões de parceiros.

As publicações referentes à campanha nas redes sociais deverão, preferencialmente, utilizar as hashtags #confinamentosemviolência, #ajustiçanãopara e #nãosecale.

Como denunciar

  • Ligue 180 – denúncias e informações sobre violência doméstica (Governo Federal);
  • Ligue 190 – Polícia Militar de Santa Catarina, para situação de emergência;
  • Disque Denúncia 181 – Polícia Civil de Santa Catarina;
  • Telefone (48) 98844-0011 – WhatsApp/Telegram da Polícia Civil de Santa Catarina;
  • Boletim de Ocorrência eletrônico;
  • Aplicativo PMSC Cidadão (disponível em Android ou IOS);
  • Email: cevid@tjsc.jus.br – Informações, reclamações e sugestões.
Redação – Fernanda de Maman


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé 04

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo