As equipes do Governo do Estado atuam para minimizar os estragos causados pelo ciclone extratropical que atinge desde terça-feira, 30, todas as regiões de Santa Catarina.
Mais de mil bombeiros militares, com o apoio de 380 viaturas, estão trabalhando para atender ocorrências, em especial destelhamentos, quedas de árvores e placas. Já foram atendidas por volta de 1,6 mil ocorrências até a manhã desta quarta-feira.
Neste momento, 300 equipes da Celesc trabalham para recuperar o sistema, mas a atuação exige retirada de material pesado das redes e a previsão é que seja estendido por alguns dias em determinadas localidades.
Os fortes ventos dificultam também a comunicação, já que muitas cidades estão sem sinal de telefone, internet e sem luz.
Corpo de Bombeiros Militar
Em caso de necessidade, a CBMSC pede à população que permaneça em local seguro, mantenha a calma e peça ajuda pelo telefone 193.
Defesa Civil
Caso sejam registrados danos e ocorrências, ligue para o 199. Para receber notificações de emergência da Defesa Civil SC, envie um SMS com o CEP para 40199.
Celesc
A única forma de comunicação dos consumidores é através do aplicativo Celesc, disponível na App Store e no Google Play. A orientação é para que as pessoas fiquem em casa e não se aproximem de locais próximos a rede elétrica para evitar acidentes.
Casan
As comunicações com a Companhia continuam prejudicadas. Alguns usuários conseguem contato com a Central de Atendimento 0800 643 0195, mas nem todos os telefones estão conseguindo completar a chamada.
Os serviços disponibilizados através do site estão fora do ar, como o Chat, o Fale Conosco e as solicitações de serviços a distância ou por agendamento.
As equipes permanecem trabalhando para colocar em operação os sistemas afetados pela falta de energia elétrica. As unidades de captação ou de tratamento estão afetadas, prejudicando o abastecimento em quase todas as regiões.
A orientação é reduzir o uso de água tratada nesse momento para que possa chegar ao maior número possível de usuários.
SCGás
As redes de distribuição não foram afetadas, portanto, o abastecimento de gás natural segue normalmente.
O telefone 0800.48.5050 retornou na manhã desta quarta-feira. Porém, a SCGás orienta que os contatos de emergência sejam feitas pelo website, por meio do Fale Conosco.
PMSC
Em caso de emergências, disque 190. Em caso de necessidade, o cidadão também pode recorrer ao aplicativo PMSC cidadão.