Aconteceu nessa quarta-feira, 13, no Hospital São José, em Criciúma, a 3ª captação de múltiplos órgãos. Todo procedimento foi coordenado pela Comissão Hospital de Transplantes – CHT da instituição. O paciente, um homem de 49 anos, teve morte encefálica (ME) confirmada na terça-feira, 12. Dele, foram captados osr rins, fígado e córneas.
Integrantes da equipe da CHT realizam um processo de entrevista e explicações aos familiares sobre a constatação da morte encefálica no paciente. Após receberem todas as devidas informações sobre o procedimento de doação de órgãos, mesmo em um momento difícil e de muita dor, concordaram em realizar a doação dos órgãos.
A captação de órgãos foi realizada por uma equipe médica da SC transplante, coordenada pelo médico Aldo Takano (CRM-15057/RQE-11343); com auxílio da residente em cirurgia geral Aneta Marcon e coordenada pelas enfermeiras Jaqueline Martins e Morgana Carboni, da CHT do Hospital São José.
Para a realização do procedimento, é necessário, também, a ajuda de profissionais de diversos setores. Na ocasião, a equipe também contou com o envolvimento de profissionais do centro cirúrgico, UTI cirúrgica, pronto socorro e serviços de apoio.