Segundo a Federação Brasileira de Bancos, mais da metade das transações bancárias no país são feitas pela internet e mobile banking.
A consolidação dos meios digitais para a movimentação bancária é uma realidade. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), mais da metade (52%) das transações bancárias feitas no Brasil em 2014 foram realizadas via internet e mobile banking.
E esta opção não muda entre os associados a Instituições Financeiras Cooperativas: nos últimos 90 dias, 134 mil associados em todo o país, acessaram suas contas correntes por meio do aplicativo mobile do Sicredi. Para melhorar a experiência destes usuários e facilitar o dia a dia deles, o Sicredi renovou a plataforma e aperfeiçoou a tecnologia do aplicativo.
Consultar saldos, extratos e comprovantes; realizar transferências entre contas, pagar contas de consumo e/ou boletos com leitor de código de barras, consultar e cancelar agendamentos de transações, além de outros serviços são possíveis aos associados com o Mobi do Sicredi. No aplicativo também é possível fazer a gestão de investimentos, onde o associado realiza aplicações, resgates e consultas de saldos e extratos dos seus investimentos.
E todas estas funções não distanciam o associado, que também é dono do negócio, do dia a dia da sua cooperativa. “O Sicredi Mobi só soma e facilita as operações. A relação com o meu gerente permanece igual” afirma Alekssandro Rosso, corretor de imóveis e associado da Unidade do Sicredi no Distrito de Rio Maina, em Criciúma.
Disponível para iOS, Android e Windows Phone, o aplicativo gratuito Sicredi Mobi já bateu a marca de 221 mil downloads desde a sua criação. “O nosso objetivo é ficar cada vez mais próximo dos nossos associados. O desenvolvimento de canais de relacionamento que facilitem a vida dos associados e ofereçam soluções inteligentes está no DNA da instituição. Além disso, trata-se de um recurso seguro e confiável”, afirma Romeo Balzan, diretor de Produtos e Negócios do Banco Cooperativo Sicredi.
Mobile Banking
De acordo com a última pesquisa de Tecnologia Bancária da Febraban/2014, atualmente 47% das contas ativas no País (51 milhões) realizam transações utilizando internet banking e 24% (25 milhões), smartphones.
Transferências, DOCs, TEDs e pagamentos de contas apresentaram incremento de 180%, totalizando 260 milhões de transações via mobile banking. Outro destaque foi a contratação de crédito, que registrou um aumento de 190% e chegou a 10 milhões de transações.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 3 milhões de associados e 1.380 pontos de atendimento, em 11 estados do país (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás).
Organizado em um sistema com padrão operacional único, conta com 95 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais regionais – acionistas da Sicredi Participações, uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo, que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios.
Mais informações estão disponíveis no site do Sicredi.