DA COMUNIDADE
Não reduz
Apesar das horas de debate na noite de ontem, durante uma audiência pública na Câmara de Vereadores, não deve mudar o valor a ser cobrado pela Casan, pelo futuro tratamento de esgoto em algumas comunidades de Forquilhinha. A tarifa será de 100% em cima do valor que, atualmente, é cobrado pelo abastecimento de água. Conforme o gerente comercial da Casan em Santa Catarina, Valério César Gonzaga de Campos, que esteve na audiência ontem conversando com os moradores, esse valor é estabelecido pela Casan e já tabelado, inclusive sendo utilizado por todas as outras cidades atendidas pela Companhia.
Além disso, o gerente ainda ressalta que todo o trabalho da Casan é realizado com base na Lei nº 11.445, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico, e que tudo ainda passa pela fiscalização de uma agência reguladora definida pela Administração Municipal.
A operacionalização definitiva do Sistema de Esgotamento Sanitário está prevista para os meses de junho ou julho. Nessa primeira etapa, são contemplados com o benefício os moradores dos bairros Centro, Vila Lourdes, Santa Clara, Santa Isabel, Santa Ana e Clarissas.
Reajuste aprovado
Os servidores públicos municipais de Forquilhinha aceitaram a proposta de reajuste salarial para a classe, oferecida pela Administração Municipal e debatida nessa semana em assembleia da categoria. Os professores terão aumento de 6,81%, por conta do repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Já os demais servidores ganharão reajuste de 1,81% da inflação e mais 0,69% de ganho real.
Conforme a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Forquilhinha, Morgana Borges Hoepers, houve a definição, ainda, de que haverá uma segunda negociação no próximo dia 1º de outubro, para que um novo reajuste seja debatido de acordo com o aumento da arrecadação do município. Além disso, o Plano de Carreira dos servidores começará a ser discutido no início do próximo mês.
Vai a júri?
Depois de devidamente realizada, nessa semana, a audiência de instrução e julgamento da ação penal que julga uma dentista e ré confessa de Forquilhinha pelo homicídio de Valcionir da Rosa, o caso aguarda por uma determinação da juíza Luciana Lampert Malgarin, que deve ser proferida em aproximadamente 30 dias, definindo se o caso será levado à júri popular.
A dentista é acusada de homicídio qualificado por motivo fútil e ocultação de cadáver, e seu pai apenas pela ocultação de cadáver, por ter ajudado a esconder o corpo. Já o advogado da dentista mantém a alegação de legítima defesa, afirmando que a acusada vinha sendo agredida por Valcionir e acabou o esfaqueando para se defender, durante uma briga.
Café colonial
O Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Immerfroh realiza no próximo domingo mais um Café Colonial em Forquilhinha. A terceira edição do evento, que já está se tornando tradicional no calendário do município, terá mais de 40 pratos diferenciados para quem decidir prestigiar, a partir das 15h no Restaurante Garten Haus. Os ingressos são limitados e estão sendo comercializados pelos integrantes do Immerfroh. Todo o valor arrecadado será destinado à manutenção do grupo, principalmente para aquisição de novos trajes, cuja compra demanda de altos valores.
Partiu celebrar!
Forquilhinha celebra 29 anos de emancipação político administrativa na próxima quinta-feira, dia 26 de abril, com uma extensa programação festiva durante toda a semana. O 5º Seminário Nacional de Políticas Públicas para a Primeira Infância acontece durante a terça e quarta-feira, com destaque para o lançamento da biografia de Zilda Arns, de autoria do jornalista Ernesto Rodrigues.
Já na quinta-feira, dia do aniversário, a programação começa logo cedo e segue por todo o dia, com feira de adoção de animais, brinquedoteca, passeio ciclístico, almoço especial, corte do bolo, apresentações culturais e um show de talentos.
Por fim, na sexta-feira da próxima semana acontece um Jantar Dançante organizado pela Secretaria de Agricultura em comemoração aos bons resultados da colheita, a partir das 19h30min no Centro de Múltiplo Uso do Bairro Santa Isabel; e no sábado seguinte, o 143º Leitão na Piscina do Ideal Esporte Clube, começando às 20h30min.
Conferência
Com objetivo de debater e avaliar a implementação do Plano Municipal de Educação, bem como seus avanços e desafios no que diz respeito às políticas públicas, acontece em Forquilhinha na tarde de hoje a Conferência Intermunicipal de Educação. O evento inicia às 13h no auditório da Casa Mãe Helena, ao lado da Praça dos Imigrantes Alemães, na área central do município.
Esta será a primeira etapa da conferência, cujo segundo encontro acontecerá na próxima segunda-feira, também a partir das 13h, mas na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e com a participação de todos os municípios da região carbonífera.
Hora de competir
Com o início das escolinhas de vôlei feminino de Forquilhinha, começam a retornar, também, as competições estaduais das quais as atletas da cidade participam. Amanhã, por exemplo, a equipe da categoria infantil, com meninas de até 16 anos, estreará na Liga Voleibol de Santa Catarina. Oito equipes participarão da 1ª etapa e foram divididas em duas chaves. Na de Forquilhinha, as partidas acontecerão em Braço do Norte e as jogadoras enfrentarão, além da equipe da casa, os times de Orleans e Morro da Fumaça.
DA POLÍTICA
Homenagem
Diante do aniversário de 50 anos da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), o vereador Juliano Arns protocolará, na sessão da próxima segunda-feira, um requerimento sugerindo a realização de uma Sessão Solene para homenagear a instituição. A data para a solenidade ainda não está definida, mas deverá acontecer já nos próximos meses.
Padroeiro
A partir de agora, o segundo domingo do mês de junho de cada ano será sempre destinado à celebração do padroeiro de Forquilhinha, o Sagrado Coração de Jesus. O projeto de lei que tratava da determinação e tramitava na Câmara de Vereadores, de autoria do vereador Maciel da Soler, foi aprovado por unanimidade na sessão dessa semana.
Integral
Também durante a sessão, por meio de uma indicação, o vereador Érico D’Amorim sugeriu que a Administração Municipal retorne ao turno integral para atendimento à população, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Isso porque, atualmente, o funcionamento dos serviços administrativos nas repartições públicas municipais acontece em turno único, das 7h às 13h.