Cooperativa é signatária do Movimento ODS há quatro anos, e foi reconhecida por novamente cumprir Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Não é algo distante da realidade do cooperado. Quando a Cooperativa Pioneira de Eletrificação, a Coopera, trabalha cumprindo um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável há retorno direto para quem vive na área de atuação da empresa e é atendido por ela. Os ODS envolvem, dentre outras finalidades, melhorar a educação, preservar o meio ambiente e garantir, inclusive, acesso à energia barata.
Nesta quarta-feira, 05 de abril, a Coopera foi reconhecida por seguir cumprindo o seu compromisso com a sustentabilidade. Pelo quarto ano consecutivo, a empresa recebeu o Selo ODS, tornando-se mais uma vez signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina. Além da cooperativa, outros 56 signatários receberam o Selo 2023 durante evento no Salão Ouro Negro do Paço Municipal Marcos Rovaris, em Criciúma.
Ao todo, são sete Objetivos atendidos pela Coopera. Eles são cumpridos por meio do atendimento aos cooperados na atividade de distribuição de energia, mas, principalmente através das iniciativas sociais. “Desde 2021, quando inauguramos o Integra Coopera que é o Espaço Comunitário Colaborativo, ficou ainda mais fácil visualizar os ODS sendo colocados em prática”, destaca Walmir Rampinelli, presidente da Coopera.
Para o consultor da Coopera, Rogério Braz Feller, o recebimento do selo reforça o olhar da empresa para o equilíbrio econômico e social. “É possível entregar a energia mais barata do Brasil com geração de oportunidades, cuidado com o meio ambiente e desenvolvimento social. Este é o verdadeiro cooperativismo”, afirma Feller.
ODS cumpridos pela Coopera
À frente das iniciativas sociais da Coopera e participante do Comitê ODS Criciúma, a coordenadora do setor de cooperativismo da cooperativa, Josi Jacques, foi a responsável por receber o selo. “Quando olhamos para os ODS fica mais fácil definir, acompanhar e trabalhar os nossos projetos para o cooperado e para a comunidade. É ainda mais incrível fazer com que os Objetivos trabalhem em rede, interligados”, explica Jacques.
Signatária do Movimento desde 2020, a Coopera atualmente cumpre os objetivos: 3 – saúde e bem estar; 4 – educação de qualidade; 5 – igualdade de gênero; 8, trabalho decente e crescimento econômico; 10 – redução das desigualdades; 12 – consumo e produção responsáveis; 16 – paz, justiça e instituições eficazes.
Além da Coopera, em Santa Catarina existem mais de 1,4 mil signatários do Movimento ODS, distribuídos em 102 municípios e articulados em 14 comitês. O Comitê ODS Criciúma é composto por 83 signatários.