DA COMUNIDADE
Sem entregas
Os Correios de Forquilhinha decidiram tomar uma medida extrema por conta do problema ocasionado por cães soltos pelas ruas do município. A partir dessa semana, os carteiros vão suspender a entrega de encomendas em pontos da cidade em que esse problema está muito evidente. Dessa forma, nos locais onde esse trabalho não acontecer mais, pelo menos temporariamente, as correspondências passarão a permanecer por aproximadamente 20 dias na agência de Forquilhinha, onde ficarão disponíveis para a pessoa ir buscar. Se ninguém retirá-la nesse prazo, serão devolvidas ao remetente.
Haverá suspensão de entrega em ruas problemáticas dos Bairros Clarissas, Ouro Negro, Nova York, Santa Líbera, Cidade Alta, Vila Lourdes, Saturno, Vila Franca e Santa Cruz.
Denúncias podem ser realizadas
A respeito do problema, a Fundação do Meio Ambiente de Forquilhinha orienta para que as pessoas denunciem casos como os que estão sendo percebidos. Em relação aos animais que têm donos mas estão nas ruas, a Fundaf pode notificar os proprietários, porque os mesmos têm responsabilidades sobre eles, já que há risco de mordedura. Além disso, o fato de estarem na rua pode ser configurado como maus tratos, uma vez que o animal fica exposto a perigos, como veículos e terceiros.
No entanto, quanto aos animais de rua, a fundação solicita a colaboração da comunidade para identificar a pessoa responsável pelo abandono, para que possa ser devidamente autuada. Informações e denúncias podem ser encaminhadas para (48) 3463-3039.
Sem atendimentos
Por conta de trabalhos de dedetização que precisam ser realizados na unidade, o Pronto Atendimento de Forquilhinha fechará antecipadamente hoje, às 22h, com retomada dos serviços a partir das 6h de amanhã.
Na Rede
A Polícia Militar de Forquilhinha tem realizado, nos meses de janeiro e fevereiro, diversas reuniões de sensibilização em vários bairros do município, com objetivo de apresentar e, futuramente implantar, o programa institucional “Rede de Vizinhos”. As diretrizes, que visam a prevenção de delitos com auxílio dos moradores, já foram apresentadas para as comunidades de Nova York, Saturno, Clarissas e Vila Feltrin.
Temas relacionados à segurança pública e dúvidas dos moradores também foram debatidas, objetivando estreitar os laços entre a polícia e a comunidade, aumentando a transparência do trabalho policial. Atualmente, os Bairros Ouro Negro, Santa Cruz, Loteamento Eldorado e Linha São José já contam com o programa.
Novo calendário
Pensando em levar à população todas as informações a respeito dos serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde de Forquilhinha, as agentes de saúde do município estão distribuindo um calendário à toda a população. O material foi desenvolvido em conjunto com o setor de educação permanente e os recursos utilizados foram os destinados especificamente para elaboração de materiais informativos.
Quer aprender a tocar?
Interessados em participar de aulas de violão clássico, violão popular, cavaquinho, gaita de boca, teclado, batera e percussão – e que tenham mais de 16 anos – terão uma nova oportunidade a partir de março. Trata-se de um reforço para as oficinas de música de Forquilhinha, com o início de aulas no período noturno. Além disso, o professor de música Marcelo Vignale também irá repassar aos alunos a teoria musical, um diferencial para o ano. Inscrições já podem ser realizadas no Centro Cultural, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
DA POLÍTICA
Para debater
Com as obras do sistema de esgotamento sanitário sendo finalizadas e o mês de março – prazo para inauguração – se aproximando cada vez mais, as pessoas já estão começando a pensar na tarifa da Casan a ser cobrada dos consumidores, uma vez que sofrerá um provável reajuste de 100%. Pensando nisso, e em fomentar o debate a respeito do assunto, levando o tema à toda comunidade afetada, o vereador Célio Elias (PT) sugeriu a realização de uma audiência pública para discussão do valor a ser cobrado pelo tratamento do esgoto. A intenção é reunir representantes da Casan, Ministério Público de Santa Catarina, Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS) e do Poder Executivo.
Repasses
A agenda que o prefeito de Forquilhinha, Dimas Kammer, cumpriu em Brasília nessa semana promete gerar resultados positivos e retornos efetivos para o município. Com o deputado federal Décio Lima (PT) uma emenda de R$ 150 mil para custeio da Saúde foi viabilizada. Já o deputado Ronaldo Benedet (PMDB) prometeu outros 250 mil para a aquisição de um caminhão caçamba para a Secretaria da Agricultura. Além disso, a comitiva de Forquilhinha percorreu os gabinetes de diversos outros parlamentares, uma vez que é a tradicional época de pedidos de recursos a serem destinados antes do período eleitoral.
Temos prazo
A empresa responsável pela readequação do projeto de pavimentação da Rodovia Jacob Westrup tem até o dia 9 de março para entregar o estudo que foi solicitado pela Administração Municipal. Esse é o prazo para que as adequações fiquem prontas e para que, com o documento em mãos, as lideranças locais possam pleitear efetivamente os recursos para a conclusão da obra.
No interior
Deputada federal Geovânia de Sá (PSDB) entrega nessa sexta-feira, 23, em Forquilhinha, uma emenda parlamentar de R$ 800 mil, que serão destinados à pavimentação asfáltica da Rodovia Francisco Ricken, na comunidade de Santa Terezinha. A solenidade acontece a partir das 20h no Salão Comunitário da comunidade.
Aprovadas
Depois que o Tribunal de Contas do Estado aprovou, os vereadores da Comissão de Finanças do Legislativo forquilhinhense também deram parecer favorável à aprovação das contas do ex-prefeito Vanderlei Alexandre (PP), referente ao exercício de 2016. Na sequência, em votação no plenário, o parecer foi aprovado por unanimidade.
Empossados
A semana foi de solenidades de posse na Administração Municipal de Forquilhinha. O ex-vice-prefeito e agora novo chefe de Gabinete do prefeito Dimas Kammer, José Ricardo Junkes, assumiu oficialmente a Secretaria de Governo. Além dele, foram empossadas também as coordenadoras do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Josiane Nazário, e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Renata De Luca Romancini Rocha.