FCDL/SC pede agilidade na aprovação do projeto que deverá dar fôlego ao microempresário
Atualmente, 95,3% das empresas brasileiras são de porte micro e pequeno, mas elas representam apenas 14,5% do faturamento nacional. Estes foram apenas alguns dos dados exibidos pelo ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, que apresentou o programa do Supersimples para a classe empresarial catarinense nesta segunda-feira (22.06), na sede da Fiesc.
Para Domingos, um dos desafios do país é diferenciar o simples do complicado e focar no primeiro. “Quando todos pagam menos, o Brasil ganha mais. Precisamos incorporar a informalidade dentro da economia e para isso é necessário simplificar”, diz ele.
Ivan Tauffer, presidente da Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC), pede agilidade para a aprovação do projeto. “O empresário está sufocado com os impostos altos, por isso, o quanto antes esta questão for resolvida, melhor para a economia local e nacional. O lojista, por exemplo, já terá um respiro nesse momento de retração”, afirma ele.
Na ocasião, o ministro Guilherme Afif Domingos e Carlos Chiodini, secretário Estadual do Desenvolvimento Econômico Sustentável, firmaram um termo de cooperação técnica entre o estado e a união para o programa “Santa Catarina Bem Mais Simples”. De acordo com Domingos, os catarinenses são os pioneiros com a iniciativa e o seminário reflete sobre o papel da economia. “Não existe democracia política sem democracia econômica”.
Além dos anfitriões, Glauco José Corte, presidente da Fiesc, e o deputado federal Jorginho Melo, presidente da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, estiveram presentes representantes do setor: Bruno Quick, gerente de Políticas Publicas do Sebrae Nacional; Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio SC; Diogo Otero, presidente da Fampesc; José Zeferino Pedrozo, presidente da Faesc; Ernesto João Reck, presidente da Facisc; André Luís Baso, representante da Junta Comercial SC; o deputado estadual Darci de Mattos, presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa na Além leia Legislativa.