Maioria dos formados atuará na Penitenciária Sul feminina, a ser inaugurada em janeiro.
Atuando desde 2011 como agente penitenciária, Loriane da Silva Mendonça foi uma das profissionais que concluiu o Curso de Formação Inicial e passará a atuar, a partir da abertura, em janeiro, na Penitenciária Sul feminina. “Essa conclusão significa comprometimento, gratidão e muita responsabilidade, porque é um papel essencial para a vida em sociedade e para o dia a dia das pessoas. Além disso, é bom ver a região Sul se tornando padrão e exemplo nesse meio, para todo o Brasil”, argumenta.
Contando com ela, o Curso de Formação Inicial formou nessa terça-feira, 19, em uma solenidade na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), em Criciúma, 111 agentes penitenciários e 11 técnicos Admitidos em Caráter Temporário (ACTs). “Desde que assumimos a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania temos investido em treinamento e capacitação. Em seis anos já contabilizamos mais de 9 mil servidores capacitados. Os 122 servidores vão trazer mais segurança na operacionalização”, destaca a secretária Ada Faraco De Luca.
A Formação Inicial foi concebida para desenvolver habilidades necessárias ao desempenho das atribuições inerentes ao cargo de agente ou técnico. “Durante as aulas, teóricas e práticas, os alunos tiveram acesso a diversos conteúdos como Rotinas Administrativas; Defesa Pessoal e Direitos Humanos. Esse curso em específico teve uma característica singular, de 70 mulheres participantes”, explica o diretor da Academia de Justiça e Cidadania (Acadejuc), Rafael Fachini.
As aulas, que tiveram uma duração aproximada de 45 dias com um total de 244 horas/aula, foram realizadas pela Acadejuc no campus da Unesc. “O ingresso desses novos servidores vai melhorar a operacionalização das unidades. Em todo o contexto, a principal ajuda na segurança será para a Penitenciária Sul feminina, uma vez que a maioria vai trabalhar na unidade, que terá vagas para receber 286 detentas condenadas”, completa o diretor do Departamento de Administração Prisional (Deap) de Santa Catarina, Deiveison Querino Batista.
Novos agentes em todas as unidades
Com a formatura de ontem, os agentes penitenciários serão distribuídos para todas as unidades da região Sul:
- 8 para o Presídio Regional de Araranguá;
- 23 para o Presídio Regional de Criciúma;
- 80 na Penitenciária Sul feminina de Criciúma, sendo 66 mulheres e 14 homens.
Além disso, os 11 servidores irão integrar o corpo técnico também da Penitenciária Feminina, sendo dois psicólogos, dois assistentes sociais, um enfermeiro, um dentista, um técnico em enfermagem e três técnicos administrativos.