O Governo de Santa Catarina recebeu 100 dos 500 novos respiradores e monitores adquiridos da WEG S.A – empresa de Jaraguá do Sul –, em uma força-tarefa que envolveu equipes do Governo do Estado e iniciativa privada. A distribuição começou nesta quarta-feira, 27, para hospitais da rede SUS de todas as macrorregiões e, com isso, o Sul catarinense será contemplado com 10 novos respiradores para o Hospital São José, em Criciúma.
“Esse é mais um passo importante no combate ao coronavírus. Com esses novos respiradores avançamos na nossa prioridade que é proteger a vida e garantir o atendimento aos catarinenses”, reforça o governador Carlos Moisés.
Destinos dos novos respiradores pulmonares
- 10 unidades para Hospital São José (Criciúma);
- 10 unidades para Hospital São José (Joinville);
- 10 unidades para Hospital Regional do Oeste (Chapecó);
- 20 unidades para Hospital Marieta Konder Bornhausen (Itajaí);
- 13 unidades para Hospital e Maternidade Tereza Ramos (Lages);
- 10 unidades para Hospital Terezinha Gaio Basso (São Miguel do Oeste);
- 10 unidades para Hospital OASE (Timbó);
- 10 unidades para Hospital Azambuja (Brusque);
- Outros sete equipamentos permanecerão como reserva técnica para suprir eventuais situações de emergência.
Os critérios da entrega respeitam a taxa de ocupação de leitos e o número de casos positivados das últimas 48 horas. Os 500 respiradores foram adquiridos em tempo hábil para o enfrentamento ao Covid-19, graças à fundamentação técnica feita pela Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria, junto à Anvisa, que permitiu celeridade no processo.
“É uma entrega fundamental e que irá reforçar o nosso atendimento hospitalar em diversas regiões, possibilitando a ampliação do acesso da população aos serviços de saúde”, destaca o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.