Esporte também trabalha a agilidade, resistência, equilíbrio e flexibilidade.
O slackline é um esporte que exige muito da parte física dos praticantes, assim como os músculos posturais. Nas academias, conforme o preparador físico do time Sub-20 do Criciúma, Rafael Andrade, é mais difícil trabalhar esses tipos de músculos, que são responsáveis por estabilizar e fortalecer as articulações do corpo.
“Em academias os exercícios são em aparelhos que trabalham a cadeia fechada. No slackline esses exercícios, que não são habituais no dia a dia das pessoas, trabalham os músculos diferentes, até pelos movimentos que são realizados”, explica o preparador físico.
Conforme Andrade, além de trabalhar os músculos posturais, ele estimula bastante a agilidade, a resistência, o equilíbrio e a flexibilidade. Para Peterson Campos, 19 anos, a prática do esporte ajudou muito na questão da resistência.
“No começo eu subia na fita, andava um pouco e já saía, super cansado. Hoje em dia é diferente, já tenho mais resistência”, afirma Campos. Ele pratica salckline há um ano e participa do projeto “Pés na Fita, Cabeça na Escola”, de Forquilhinha. “Hoje tenho mais disposição que antes”, aponta Jaqueline Amorim, 19 anos, que ainda destaca a questão do equilíbrio, onde o esporte exige muito.
Ela também faz parte do projeto forquilhinhense, mas há aproximadamente um mês.