Os brokers da Nestlé, como a Distlé e DSO, tinham o desafio de aproximar os 1.500 promotores de vendas em mais de 90 mil PDVs em todo o país. O objetivo era garantir uma efetiva presença dos produtos em loja, com a execução dos padrões de processos de trade marketing alinhados às expectativas da Nestlé.
As empresas, até então, não contavam com nenhuma ferramenta de gerenciamento de trade marketing, o que dificultava o reporte das informações e a gestão dos promotores de venda.
A adoção do sistema de trade marketing mudou essa realidade, conforme case descrito a seguir.
Como um sistema de trade marketing efetivou o controle da equipe em campo
Os brokers tinham uma forte demanda por comprovar a execução da equipe de promotores de vendas em campo. O investimento em um sistema de trade marketing visava efetivar o gerenciamento das atividades de execução na loja, com a comprovação por meio de fotos em tempo real dos produtos expostos na ponta, revisão do volume de vendas, adequação do mix e acesso aos dados do PDV de forma eficiente e ágil.
Usados por todos os promotores dos brokers, a ferramenta de trade marketing é hoje a plataforma oficial de gestão de trade para o canal indireto da Nestlé, proporcionando um acompanhamento em tempo real de tudo o que acontece nos PDVs atendidos pelas distribuidoras.
De acordo com o diretor da Distlé, Marcelo Bigolin, o sistema de trade marketing possibilitou um efetivo controle da equipe externa. “O grande benefício da ferramenta é o acompanhamento das atividades em campo, promovendo a individualização de cada promotor, podendo premiar, promover ou até desligar o profissional com base no seu rendimento”, avalia o diretor.
Resultados colhidos a curto prazo
De acordo com as equipes de trade marketing da Distlé e DSO, a efetividade no acompanhamento das atividades da equipe e o reporte de informações foram os pontos comuns entre todos os brokers de todas as regiões do Brasil, com um efetivo controle da jornada de promotores de venda a curto prazo.
De acordo com o sócio-proprietário da DSO, Fábio Rosa, o sistema de trade marketing colabora para a diminuição das distâncias entre promotores e backoffice. “Hoje, cada promotor tem a sua meta diária, a frequência desses funcionários é monitorada, temos um controle efetivo das ações no PDV, e tudo isso eleva a qualidade do trabalho em campo e garante que as estratégias traçadas estão sendo colocadas em prática”, analisa.
O app de trade marketing está presente em mais de 97 mil PDVs atendidos e mais de 1.500 funcionários em campo são geridos pelo sistema, o que confere muito mais efetividade no controle das ações em campo.
Além disso, a ferramenta garante a satisfação do shopper no PDV, que passa a ter uma melhor experiência em loja, o que contribui para os resultados de todos os negócios envolvidos nas ações de trade marketing.