Recursos investidos para as obras ultrapassam R$ 27 milhões.
Com um investimento de mais de R$ 27 milhões, foi inaugurado na tarde dessa sexta-feira, 22, o Sistema de Esgotamento Sanitário de Forquilhinha. Iniciada em 2017, a obra recebeu 37,5 quilômetros de rede de coleta, seis quilômetros de emissários terrestres, cinco estações elevatórias (de bombeamento) e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), construída no modelo compacta, com capacidade de depuração de 35 litros por segundo.
A solenidade de inauguração contou com a presença do governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, e do presidente da Casan, Adriano Zanotto. “Saneamento é uma condição extremamente importante para a qualidade de vida, saúde e para o futuro. A Casan tem conseguido melhorar bastante os indicadores desse quesito em Santa Catarina com investimentos milionários”, destacou o governador.
O Sistema de Esgotamento beneficia mais de 7 mil moradores de seis bairros de Forquilhinha – Centro, Vila Lourdes, Santa Clara, Santa Ana, Santa Isabel e Clarissas -, deixando o município com 35% de cobertura. “Fazer o tratamento do esgoto o significa trazer mais saúde para a população. Não me canso de dizer que cada um real investido em tratamento significa uma economia de quatro reais na saúde pública. Isso melhora os índices de desenvolvimento da região e traz mais desenvolvimento. Enfim, é uma obra muito importante”, ressaltou Zanotto.
Momento de ligações
Em fase de testes há alguns meses, o Sistema de Esgotamento Sanitário precisa que os moradores efetuem suas respectivas ligações à rede coletora, para que seja efetivamente utilizado. “Agora a população tem que se empenhar em fazer as ligações adequadas, na forma orientada pela Casan, para que tenha efetividade o esgotamento implantado no município. Todos precisam fazer essa ligação na rede, porque foi um esforço muito grande para realizarmos o investimento na cidade, e não vai valer nada se as pessoas não utilizarem”, finaliza o presidente da Casan.