Os 42 anos de fundação do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e Região (Sindisaúde) – dia 26 de setembro de 1975 – será comemorado neste sábado, 30, com festa na sede-recreativa do Sindicato, no bairro Verdinho em Criciúma. O evento acontece das 17h às 01h da manhã de domingo. Na animação, Banda Matusa, DJ Ricardo Silva, bebidas e comida livre para os associados da entidade. O acompanhante, caso o sócio queira levar, paga o valor de R$ 50,00.
O presidente do Sindisaúde, João Martins Estevam lembra que há 42 anos o sindicato foi fundado para representar os trabalhadores da saúde da Região, “porém, representa de fato desde 2009 onde o atual grupo da direção resolveu fazer a diferença nas eleições, sendo respaldado pelos trabalhadores nos votos com mais de 90% de aprovação da categoria”, destaca João.
Ele explica que nem tudo é luta e trabalho: “A partir da data que assumimos, a entidade organiza anualmente esta festa para o trabalhador ter um dia de confraternização junto aos colegas. No entanto sem deixar de reforçar que quem deseja mudanças e conquistas precisa fazer e lutar junto”, conclui o presidente.
Conquistas do sindicato
A história até 2009 não registra situações de luta e mobilizações que marcariam a atuação da entidade junto à categoria. Em 2009 as ações da nova gestão resultaram em diversas conquistas até 2017: Na primeira negociação, após mais de 10 anos de perdas, a nova direção garantiu 5.18% de aumento sendo 1% de ganho real e demais cláusulas sociais.
A entidade passou da sétima colocação para a segunda em avanços com ganhos reais em cerca de 10% neste período e, a ampliação das cláusulas sociais. Nos investimentos, adquiriu o terreno e construiu a sede recreativa, comprou a sub-sede de Araranguá além da nova sede em Criciúma.