Sindicato marcou presença no evento, que reuniu milhares de pessoas nos últimos cinco dias, e destacou importância do cultivo e beneficiamento do grão para economia do estado.
Até chegar aos lares e estar totalmente pronto para o consumo, o arroz passa por diversas mãos na lavoura e por inúmeros processos dentro das indústrias. Ou seja, além de desempenhar um papel fundamental na alimentação, também contribuiu fortemente para a economia. Tendo isso em mente, ao longo da 12ª AgroPonte, o Sindicato das Indústrias do Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC) evidenciou a força do cereal, bem como a importância do cultivo e beneficiamento do grão para a economia.
Atualmente, a produção está distribuída em 147 mil hectares em 93 municípios, fator que torna o arroz mais presente no cotidiano das pessoas do que elas mesmas imaginam. Somente na última safra, por exemplo, o Sul catarinense representou 80% dos números estaduais, contribuindo com 1,3 milhão de toneladas.
Nesse cenário, a presença do SindArroz-SC na AgroPonte, conforme avalia o presidente, Walmir Rampinelli, é um passo importante na conscientização. “No cenário agrícola brasileiro, poucos produtos são tão marcantes e essenciais quanto o arroz. Durante os cinco dias, conseguimos fortalecer laços, intensificar o conhecimento da população sobre o grão e, acima de tudo, ressaltar a relação entre este ramo do agronegócio e o setor econômico. Prova disso foi a presença de lideranças políticas importantes, como os secretários de Estado da Casa Civil, Estener Soratto, e da Agricultura, Valdir Colatto”, frisa.
Alta qualidade
Segunda maior produtora de arroz do Brasil, Santa Catariana é internacionalmente conhecida pela alta qualidade do cereal. As variações, que vão além das opções tradicionais, como parboilizado, branco e integral, contribuem para que o ingrediente tenha uma imensidão de possibilidades.
Com 25 empresas associadas do SindArroz-SC, diversos produtos foram expostos nos cinco dias de feira, destacando os negócios espalhados ao longo de todo o território catarinense.
O evento também proporcionou uma plataforma valiosa para troca de conhecimentos e relacionamentos, apresentação de novas possibilidades e difusão da produção realizada em Santa Catarina. “Com certeza, reforçamos a excelência do nosso arroz, que alimenta milhares de brasileiros diariamente. Além disso, mostramos que, mesmo perante os desafios, somos uma peça importante na cadeia produtiva e um dos pilares da economia catarinense”, analisa Rampinelli.