FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Comunidade

No Setembro Amarelo, Forquilhinha reforça ações de prevenção ao suicídio

Setembro Amarelo 01

No mês de prevenção ao suicídio, o Governo de Forquilhinha tem alertado sobre a importância de identificar pessoas em sofrimento, que precisam de ajuda. Na campanha Setembro Amarelo, essas ações são reforçadas com temáticas abordadas de diferentes formas nas unidades de saúde do município.

Ainda alusivo à campanha, o pórtico de entrada da cidade, Paço Municipal e Praça dos Imigrantes Alemães contam com iluminação especial na cor amarela para chamar a atenção à causa.

“Quando se fala de suicídio, se trata de uma das principais doenças que causam morte no Brasil e no mundo, e quando se trabalha a prevenção, há uma redução de casos. Isso, porque as pessoas ficam mais informadas, mais atentas aos sinais e sintomas e poderão colaborar ou prevenir com alguém próximo. Em Forquilhinha, temos uma rede formada pelas unidades básicas de saúde, que são a porta de entrada para iniciar um tratamento. O médico avalia o problema, se necessário encaminha para a nossa clínica de especialidades, para a psicoterapia, e nos casos mais graves para o nosso serviço CAPS”, comenta a psicóloga Carini Cesa de Souza.

Contape
Maderonchi
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Coopera

A profissional destaca que cada pessoa lida com a sua fragilidade de formas diferentes. “O pensamento suicida pode ocorrer a qualquer momento da vida, podendo ser algum evento traumático que a pessoa não consiga elaborar, luto, término de relacionamento e alguma doença grave. No ano passado, foram sete casos de de suicídio no nosso município, mas as tentativas foram várias. Por isso, a importância de frequentar uma equipe multidisciplinar”, pontua a psicóloga.

A coordenadora do CAPS, Flávia Back Tiscoski, enaltece quem procura pelo serviço. “Tanto o familiar quanto o paciente vem procurar. Na grande maioria o paciente tem consciência que necessita de ajuda. Você conhece a pessoa e pode emitir sinais de mudança repentina de comportamento, isolamento, deixando de fazer algo que gosta. Outros sinais mais graves como cartas de despedida, isolamento ou frases que deixam no ar que apresentam o sofrimento psíquico”, completa.

Vale lembrar que o Centro de Valorização da Vida (CVV) também oferece apoio emocional gratuitamente, de forma voluntária, 24 horas por dia, pelo telefone 188.

Redação – Cris Freitas


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé 06

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo