Cerimônia está agendada para esta quarta-feira, 16.
Com objetivo de oficializar o Pacto de Amizade, conhecido como Gemellagio, entre Nova Veneza e a cidade italiana de Malo, será realizada nesta quarta-feira, 16, uma Sessão Solene na Câmara de Vereadores neoveneziana, a partir das 19h, com a presença da delegação da cidade europeia. A proposição é de autoria do vereador, Aroldo Frigo Júnior (PSDB).
O pacto iniciou em 2003 e está sendo concluído neste ano, através do Círculo Vicentino, a entidade de reconhecimento público de Nova Veneza. “Com isso, conseguiremos demonstrar o laço ainda mais forte da cidade com a Itália”, argumenta Frigo Júnior.
Para que esse pacto tenha validade, é preciso que autoridades do Executivo e Legislativo de Malo visitem Nova Veneza. “Para tanto, estão na cidade a secretária Municipal de Política Social, Irene Salata, o secretário Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Roberto Sette, e o vereador, Maurizio Cogo. Eles ficam no sul catarinense até a próxima quinta-feira”, conta o vereador.
O Projeto de Lei que trata do Pacto de Irmandade, de autoria também do tucano, já está protocolado na Câmara e deve ser votado nas próximas semanas. “Será uma relação bilateral econômica, comercial, empresarial, cultural e educacional. Malo poderá ser servida por Nova Veneza e vice versa. E ano que vem essa mesma solenidade será realizada na cidade italiana”, finaliza o vereador.