O Hospital São José implantou recentemente a certificação digital no Laboratório de análises clínicas da Instituição. Para dar continuidade ao processo de aperfeiçoamento e melhorias, agora chegou a vez dos serviços que fazem exames de Ecocardiograma e eletroencefalograma
Os laudos dos exames destes setores a partir de agora, não precisam mais serem impressos e armazenados no Serviço Arquivamento Médico e Estatística – SAME, do Hospital.
Hoje, todo exame de ecocardiograma e eletroencefalograma ficarão armazenados em meio eletrônico com o certificado digital do assinante.
Tal procedimento garante a segurança no processo de dados do paciente evitando a modificação, quebra de confidencialidade entre pessoas não autorizadas e falta de autenticidade.
De acordo com a gerente de TI do Hospital Andreia Pisoni,“o objetivo do processo é a segurança do paciente, que com a certificação digital garante legitimidade e confiança dos dados. O grande benefício é que agora não haverá mais acúmulo do papel, pois não teremos mais impressão, nem arquivamento dos mesmos”, explica Andreia;
Hospitais tem o custo de impressão, papel e armazenamento conforme legislação, no entanto no meio eletrônico o custo é reduzido e garantido pela ICP-Brasil, MP 2.200-2/2001, Resolução CFM 1821/2007, a autenticidade do documento.
O objetivo é que todos os setores do Hospital São José passem pelo processo de certificação até o final de 2017.