Foi assinado nesta quarta-feira, 9, na sede da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) o contrato com a empresa Ozz Saúde Eirele, que vai executar o Serviço Aeromédico (Sarasul). O contrato começa a valer no dia 16 de dezembro, quando será realizado um treinamento com a tripulação e os colaboradores da equipe, com duração de dois a quatro dias, dependendo da experiência da equipe que será contratada. A previsão para início das operações é no dia 21 de dezembro.
O presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Tita Beloli, ressaltou que foi uma luta muita grande. “É um momento tão aguardado, de um serviço que vai atender quase um milhão de pessoas, salvando vidas. Por isso agradecemos todos que se envolveram”, comentou.
O presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitario (CIM-AMREC) e prefeito de Siderópolis, Hélio Roberto Cesa, comemorou dizendo que o serviço é uma grande conquista. “Teremos um fórmula 1 na urgência e emergência, tendo um helicóptero à disposição dos profissionais. Vai salvar vidas e vai diminuir as sequelas, pela velocidade de atendimento”, completou.
O delegado Gilberto Mondini, um dos pilotos da aeronave, garante que o serviço vai fazer a diferença na hora de salvar vidas. “É um serviço que a região ainda não tinha e que vai fazer a diferença. Vai salvar vidas”, afirmou.
Sobre o SARASUL
O serviço terá contrato de 12 meses, onde a empresa fornecerá o pessoal e os materiais médicos e medicamentos. Estão previstos na operação um médico e um enfermeiro que ficarão de prontidão por 12 horas na base do SAER, 07 dias por semana. O contrato ainda prevê um farmacêutico disponível por 20 horas semanais. O Sarasul vai atender toda a Mesorregião Sul Catarinense (AMREC, AMESC e AMUREL), assegurando serviços de urgência e emergência gratuita exclusiva aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).