Iniciou nessa terça-feira, 24, o 5º Seminário Nacional de Políticas Públicas para a Primeira Infância – um Tributo a Zilda Arns. O evento teve em sua abertura a Outorga do Prêmio Medalha Zilda Arns, que homenageou grandes nomes ligados a primeira infância: Wanderlino Nogueira Neto (in memorian), Juiz João Marcos Buch, Jane Valente, Instituto Trata Brasil, Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério Publico do Maranhão, Fundação JARI, Claudius Sylvius Petrus Ceccon, Associação dos Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente – NECA, Delegado Marcelo Nolasco de Abreu.
O evento é realizado pela administração Municipal através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Forquilhinha, em parceria com Unicef e Pastoral da Criança e com apoio da Rede Nacional Primeira Infância, Rede Não Bata Eduque, Fundação Abrinq, entre outras entidades.
Para a Presidente do CMDCA de Forquilhinha e organizadora do evento, Lilian Arns, é sempre um prazer receber pessoas no município em que Zilda Arns começou sua história, o que se torna uma forma de homenageá-la. “Com certeza ela ficaria muito feliz vendo todos reunidos, debatendo assuntos ligados à primeira infância. Para nós é uma honra poder organizar e participar de momentos assim. Desde já agradeço a presença dos participantes, que fazem o sucesso deste evento já em sua quinta edição”, completa.
O delegado regional de Polícia Civil no Estado do Espirito Santo, Marcelo Nolasco de Abreu, foi um dos homenageados no seminário e reforça a importância do seminário, tendo em vista que atua há 19 anos e já trabalhou na área da primeira infância.
“Este evento congrega várias pessoas que trabalham com a primeira infância no Brasil inteiro, então é um espaço onde são reunidas experiências de diverso profissionais para transmitir conhecimento a um público que também trabalha com a primeira infância. Além de ser uma homenagem a Zilda Arns, que é um referencial na cidade e tem um trabalho conhecido nacional e internacionalmente. Eu trabalhei muito tempo com os pequenos e vi muita violência e abuso cometidos nesta fase, então digo uma proteção bem feita, carinho e uma família são fundamentais para o adulto que vai ser depois”, conclui.
O evento continua nesta quarta-feira, 25, com vários outros palestrantes e assuntos relacionados a primeira infância.
Lançamento da Biografia de Zilda Arns
Três vezes indicada ao Prêmio Nobel da Paz, ganhadora de prêmios no Brasil e no exterior pelo trabalho à frente da Pastoral da Criança, Zilda Arns terá sua biografia lançada em Forquilhinha, paralelo ao evento que é um Tributo a ela que é natural de Forquilhinha.
Assinada por Ernesto Rodrigues, jornalista e autor do bestseller Ayrton: O herói revelado, entre outros livros, Zilda Arns – Uma biografia narra a trajetória da médica pediatra e sanitarista catarinense que se impôs como uma das mulheres mais atuantes da vida pública brasileira, bem antes de se falar em empoderamento feminino.
Além de oferecer ao leitor o retrato completo de uma personalidade carismática que enfrentou profundos dramas pessoais, o livro revela os bastidores das inúmeras iniciativas a que se dedicou ao longo da vida e os incontáveis embates enfrentados para levá-las a cabo, muitas vezes contrariando os interesses de políticos, empresas e mesmo de colegas médicos.
O lançamento, bem como sessão de autógrafos, acontecerá nesta quarta-feira, 25, a partir das 15h.