Programação conta com exposições, palestras e filmes distribuídos em nove locais da cidade.
Com exposições de artes visuais, filmes e tour cultural, a 16ª Semana Nacional dos Museus iniciou em Criciúma nesta segunda-feira, 14. A abertura oficial ocorreu com uma missa na réplica da 1ª Catedral São José, localizada no Morro Cechinel. A programação encerra na sexta-feira, 18, no Dia Internacional dos Museus.
A Semana Nacional dos Museus tem como tema ‘Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos’, e é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). De acordo com o presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Serginho Zappelini, o município terá várias atividades todos os dias em nove locais diferentes da cidade.
Os locais que terão exposições, palestras, filmes e outras atividades são: Parque das Nações Cincinato Naspolini, Museu Augusto Casagrande, Casa do Agente Ferroviário Mario Ghisi, Casa Cultura Neusa Nunes Vieira, Casa da Cultura do Rio Maina, Mina de Visitação Octavio Bez Fontana, Réplica da 1ª Catedral São José e Casa da Nona.
“É uma chance de a população conhecer a nossa cidade. É uma conexão de outra forma, que não é pela internet. Os criciumenses terão acesso à nossa história e à memória da nossa cidade”, ressaltou o presidente. A programação da Semana dos Museus pode ser conferida na página da fundação, no site da prefeitura.
Tour Cultural
Além disso, a população e as escolas do município poderão participar do tour cultural. Um ônibus fará um passeio pelos pontos turísticos de Criciúma. A saída é no Parque das Nações, a partir das 8h, e o passeio é aberto ao público.