FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Economia

Semana do MEI terá orientações para quem deseja abrir ou regularizar um negócio

MEI

Sebrae/SC disponibiliza serviços gratuitos de 8 a 13 de maio para todo o Sul catarinense.

A criciumense Monique Martins da Rosa sempre gostou da área de beleza e há cerca de quatro anos é maquiadora profissional. Ela começou em casa mesmo, mas logo depois o número de clientes aumentou e ela viu a necessidade de abrir o próprio negócio. Monique se tornou um Microempreendedor Individual (MEI) e, a partir disto, viu as vantagens em estar regularizada no mercado.

“Abrir conta em banco, emitir Nota Fiscal, fixar funcionária. Tudo isso só foi possível sendo MEI. Os impostos também são menores, o que é mais uma coisa que facilita para quem está começando o seu negócio”, destaca a maquiadora que contou com orientações e capacitações do Sebrae/SC para se tornar MEI. “O Sebrae auxilia muito com a parte de consultoria, fui muito bem orientada, você se sente mais seguro”, pontua.

Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Coopera
Net Lider
Contape
Maderonchi

Para quem também deseja iniciar o próprio negócio ou quer sair da informalidade, o Sebrae/SC realiza a Semana do MEI, que inicia no próximo dia 8 e segue até dia 13. Serão disponibilizadas orientações sobre linhas de crédito, palestras, cursos, consultorias e oficinas, como explica o coordenador regional do Sebrae/SC, Murilo Gelosa.

“Desde 2008, o Sebrae realiza a Semana do MEI e tudo acontece de forma gratuita. Na região Sul catarinense, as ações acontecem nas agências de Criciúma e Tubarão, mas o atendimento é para toda a nossa abrangência, que vai de Imbituba até Passo de Torres”, detalha Gelosa. Segundo ele, seja no segmento de comércio, indústria ou serviço, qualquer pessoa pode ser MEI, desde que a empresa tenha faturamento anual de até R$ 60 mil.

O analista de atendimento do Sebrae/SC, João Alexandre Guze, afirma que a MEI é a forma de registro que mais cresce no Brasil atualmente. “De cada dez empresas que abrem, aproximadamente seis são MEI. O país passa por um momento com problemas de empregabilidade, então as pessoas buscam empreender mais. É a possibilidade de acessar mercados que elas não conseguem quando não estão regularizadas”, finaliza Guze.

Apoio da Alesc

Em 2017, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a Alesc, é parceira do evento. Segundo o Presidente da Casa, Silvio Dreveck, apoiar essa iniciativa é uma maneira de fomentar o empreendedorismo e o desenvolvimento socioeconômico do Estado. “Os microempreendedores individuais representam uma grande parcela dos empresários formais de Santa Catarina. Fomentar a capacitação deles e estimular o seu crescimento é fundamental o desenvolvimento catarinense”, comenta o Presidente.

Francine Ferreira – Nazario & Bortot Comunicação


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé 05

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo