Quem poderia imaginar que de um estudante de nove, dez, onze anos, sairia tantas propostas e pedidos de melhoria para nossa cidade não é mesmo? Pois o Projeto Vereador Mirim de Forquilhinha, tem gerado essa agradável surpresa aos pais e professores.
Para se candidatar a uma vaga no Legislativo Mirim, os estudantes do quinto ao nono ano das 11 escolas participantes, precisam também conquistar a confiança e a simpatia dos colegas da sala de aula e de outras turmas da escola. Pensando nisso, elaboram sua pauta de reivindicações e propostas a serem apresentadas na câmara municipal.
Como a quantidade de vagas varia de 3 a 8, de acordo com o número de alunos de cada instituição, e em geral o número de candidatos é maior do que o que está disponível para a escola, as direções tem adotado vários métodos para compor o quadro de candidatos a fim de não prejudicar nenhum dos estudantes que querem ser vereador mirim.
Na escola Gabriel Serafim, as crianças levaram pra casa uma missão. Escrever uma redação, com o auxilio dos pais, sobre o tema Política e Democracia.
Tarefa encarada com muita maturidade pelos alunos Tcharles, Monique e Maine que cursam o quinto ano. Cada um deles voltou com um bom material para apresentar aos amigos e foram os eleitos para a disputa.
Tcharles Fortuna Caetano conta que já está montando sua equipe e que vai se dedicar a campanha. Ele pretende trazer melhorias para o parque e a quadra da escola.
Já Maine Calabrezi de Souza quer, entre outras coisas, criar um espaço para aula de danças. Conta que os pais ficaram orgulhosos e impressionados com sua coragem. Essa é a segunda vez que tenta ser a representante da escola.
Essa é a segunda edição do projeto. Mais de dois mil alunos participam ativamente do processo, seja votando ou como candidato também. Cento e oitenta alunos colocaram seus nomes a disposição. Com isso, cada escola definirá, internamente, seus representantes, e depois disso, em outra votação, o vereador mirim propriamente dito. O critério de escolha é definido pelo maior número de participação nas escolas.
As eleições estão marcadas para acontecer entre quatro e 11 de abril. O resultado será anunciado no dia 13 ao fim do curso de oratória que será ministrado na Câmara para todos os participantes.