A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania apresentou nesta quinta-feira, 12, em Criciúma, 48 novos agentes penitenciários, técnicos administrativos, psicólogos e assistentes sociais que irão atuar a partir de maio na Penitenciária Sul e no Presídio Santa Augusta.
Durante a cerimônia também foram empossados os novos gestores do Presídio Masculino de Tubarão, Milton de Oliveira Rech, e do Presídio Regional de Criciúma, Maira de Aguiar Montegutti.
“A partir de aulas teóricas e práticas do Curso de Formação, os novos agentes receberam capacitação e treinamento adequado, e agora irão somar um grande reforço no quadro do efetivo das unidades, destaca a secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada Faraco De Luca. “A capacitação é uma das conquistas de nossa gestão e foi concebida para desenvolver habilidades necessárias ao desempenho das atribuições”, complementa a secretária.
O Curso de Formação Inicial tem um total de 248 horas e entre as orientações estão as rotinas administrativas das unidades prisionais, direitos humanos, defesa pessoal, legislação, sistema de informação penitenciária, uso progressivo da força e técnicas para uso de armamento não letal.
Com foco no treinamento e na qualificação, a capacitação realizada pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, por meio da Acadejuc (Academia de Justiça e Cidadania), é considerada referência no Brasil. “Outros estados da federação já manifestaram interesse em possuir o mesmo formato de treinamento para capacitação dos agentes penitenciários. Países como Paraguai e Equador também se estão interessados”, conta o diretor da Acadejuc, Rafael Fachini.
Além dos cursos de formação, a Acadejuc ainda oferece aos funcionários de carreira outras modalidades de capacitação, como os cursos de instrutores para agentes penitenciários já formados. Cada região tem uma necessidade diferenciada e a Acadejuc procura atender a esta demanda.
Participaram da solenidade o Secretário de Articulação Nacional, Acélio Casagrande; o Defensor Público, Diego Torres, o diretor do Deap, Edemir Alexandre Camargo Neto, o diretor da Acadejuc, Rafael Fachini e demais representantes da SJC.
Presídio Santa Augusta – 18 servidores (1 agente masculino, 1 agente feminina, 1 psicólogo, 2 técnicos e 1 assistente social).
Penitenciária Sul – 43 servidores (28 agentes masculinos, 5 agentes femininas, 3 psicólogos, 4 técnicos e 3 assistentes sociais).