A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC) lançou pregão eletrônico para aquisição de mais seis scanners corporais (Body Scan) para as unidades prisionais e penitenciárias de Santa Catarina que serão usados nos procedimentos de revista de visitantes. Atualmente, 12 aparelhos já estão em pleno funcionamento em 12 unidades penitenciárias do Estado, onde estão concentrados 60% dos apenados catarinenses.
A entrega das propostas iniciou nessa terça-feira, 3, e a abertura dos envelopes está marcada para o dia 18 de julho a partir das 14h. Os recursos são fundo a fundo, do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) para o Fundo Penitenciário do Estado com investimento total de R$ 3,2 milhões.
As novas unidades que irão receber o equipamento são a Penitenciária da Região de Curitibanos; Presídio Masculino de Tubarão; Presídio Regional de Jaraguá do Sul; Presídio Regional de Tijucas; Presídio Masculino de Lages; e Presídio Regional de Araranguá.
Os equipamentos são considerados os mais modernos e avançados para detectar qualquer tipo de metal, armas, drogas, celulares e objetos estranhos que possam estar escondidos em roupas. Eles reduzem em mais de 50% o tempo de revista além de garantir mais segurança para os operadores do sistema prisional e para a sociedade como um todo evitando a entrada de materiais ilícitos.
As seis unidades que irão receber scanner corporal são:
- Penitenciária da Região de Curitibanos
- Presídio Masculino de Tubarão
- Presídio Regional de Jaraguá do Sul
- Presídio Regional de Tijucas
- Presídio Masculino de Lages
- Presídio Regional de Araranguá
As 12 unidades prisionais e penitenciárias de Santa Catarina que possuem equipamentos de scanner corporal (Body Scan) são:
- Penitenciária Industrial de Blumenau;
- Presídio Regional de Blumenau;
- Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí – Penitenciária;
- Presídio Regional de Joinville;
- Penitenciária Industrial de Joinville;
- Penitenciária de Florianópolis;
- Complexo Penitenciário do Estado – COPE;
- Penitenciária Agrícola de Chapecó;
- Penitenciária Industrial de Chapecó;
- Penitenciária Sul de Criciúma;
- Presídio Regional de Criciúma;
- Penitenciária Industrial de São Cristóvão do Sul.